Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, membro do supremo tribunal dos judeus. Ele, de noite, procurou a Jesus e lhe disse: "Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer esses sinais que estás realizando se Deus não estiver com ele." Jesus lhe respondeu, declarando: "Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." Nicodemos questionou-o: "Como pode um homem nascer sendo velho?" Pode, todavia, entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer novamente?" Arrazoou Jesus: "Em verdade, em verdade te asseguro: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito. Não te surpreendas pelo fato de Eu te haver dito: 'deveis nascer de novo.'. O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito." Replicou-lhe Nicodemos: "Como pode acontecer isso?" Explicou-lhe Jesus: "Tu és mestre em Israel e não compreendes essas verdades?"
(João 3.1-10)
Incrivelmente, há algum tempo atrás eu presenciei essa mesma pergunta feita por Nicodemos - "Como pode um homem nascer de novo? Por acaso pode alguém voltar ao ventre de sua mãe?" - sendo feita por um homem à uma mulher quando esta lhe disse que necessário é nascer de novo. Por mais incrível que pareça, ainda há pessoas nos dias atuais que ainda não entenderam essa passagem registrada no evangelho de João capítulo 3 nos versículos 1 ao 10 quando Jesus diz que ninguém pode herdar o Reino de Deus se não nascer de novo.
Pois bem, "nascer de novo" não significa que uma pessoa deva voltar ao ventre de sua mãe e nascer pela segunda vez. Esse "nascer de novo" dito por Jesus refere-se a uma mudança de atitude que acontece com uma pessoa quando esta dá lugar ao Espírito Santo em sua vida. Veja bem, antes de conhecermos o Senhor Deus, nós vagávamos por esse mundo como ovelhas sem pastor; vivíamos por nossas próprias vontades, fazendo aquilo que julgávamos certo, dominados pelas obras da carne e vontades pecaminosas herdadas pelos nossos antepassados desde Adão.
A Palavra de Deus nos esclarece que obras como imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatrias, feitiçarias, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, são obras condenadas por Deus aos quais o Senhor adverte em Gálatas 5.19-21 que os que praticam tais obras NÃO HERDARÃO o Reino de Deus. Então, uma pessoa que nasce novamente, ou seja, que nasce do Espírito Santo, esta pessoa passa a não praticar tais obras, uma vez que é o Espírito Santo de Deus passou a morar nessa pessoa, suas atitudes mudaram, ou seja, ela não pratica mais as obras da carne, ela não é mais obrigada a cumprir todos os desejos do seu coração, ela passa a viver pelo Espírito Santo.
Jesus, certa vez, disse em Mateus 7.16 que a árvore (que somos nós) é conhecida pelos seus frutos, ou seja, pelas suas obras, pela sua conduta, pelas suas atitudes. Ninguém, através de boas obras, pode adquirir a salvação em Cristo Jesus, mas uma pessoa que é salvo em Cristo Jesus pratica as boas obras, pois as boas obras na vida de um salvo em Cristo é consequência; por isso Jesus disse: "Conhecereis a árvore pelos frutos", não pelos dons ou por qualquer outra coisa que este possui. Como exemplo, há algumas mulheres que vão à igreja e, durante o culto a Deus, permanecem tristes, cabes baixo, afogadas em profunda depressão, pois sabem que, apesar de alcançarem uma certa paz na igreja, sabem que ao chegar em casa, um homem (marido) que é dominado por Satanás a estará esperando para iniciar uma contenda, para acusá-la, para agredir fisicamente e/ou verbalmente e etc. Mas isso quer dizer que a mulher ou a igreja não é de Deus? De forma alguma! O problema é que nem todas as pessoas que sentam do nosso lado na igreja, de fato são de Deus, pois a própria Bíblia nos relata que há infiltrações (Joio) em nosso meio. A questão é nós sabermos lidar com a situação à luz da Palavra de Deus.
Mas, para maior esclarecimento sobre o "nascer de novo" dito por Jesus Cristo, uma pessoa nascida do Espírito Santo é conhecida por suas obras, que são: amor, alegria, paz, paciência, humildade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes, segundo diz Gálatas 5.23, não há lei; ou seja, não há condenação. E nos versos seguintes ainda diz: "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito. Não nos tornemos arrogantes, provocando-nos uns aos outros e tendo inveja uns dos outros." Então, uma pessoa que é nascida do Espírito Santo deixa de praticar as obras da carne citadas anteriormente para exercer os frutos do Espírito citados acima. Um salvo em Cristo não pratica o adultério ou a fornicação, não age na ira, ainda que a razão esteja com ele, não tem inveja nem ciúme uns dos outros, não cobiça coisa alguma que pertence a outra pessoa, não se envolve em contendas nem se deixa dominar pelo ódio, não faz acepção de pessoas nem faz parte de grupinhos ou facções em lugar algum, mas trata todos com amor fraternal e de igual modo, e luta para viver em paz com todas as pessoas sempre que possível.
Pense em tudo isso, pois Jesus Cristo disse que necessário nos é nascer de novo; e isso é algo que deve nos acontecer todos os dias de nossa vida, pois todos os dias tem algo em nós que precisa ser mudado para que nós venhamos ser dignos de ser habitados pelo Espírito Santo de Deus.
Entenda isso, ainda que sejamos os piores pecadores desse mundo, a salvação em Cristo é para todos, sem exceção; mas é necessário uma mudança de atitude, pois sem mudança de atitude não existe arrependimento nem remissão de pecados. Se somos de Deus, nossas atitudes correspondem com as atitudes do Senhor Jesus Cristo. Se você está em pecado, vá para teu quarto, feche a porta e janelas para ficar a sós com Deus, assuma seus pecados para Deus, fale de você para Deus, e peça a Ele que te faça nascer de novo, pois só Deus tem poder pra fazer uma pessoa nascer de novo. Enquanto você estiver com vida, nunca será tarde para mudar e alcançar o Senhor Jesus, mas a partir da primeira morte, que é a morte do corpo físico, aí será tarde para arrependimentos, pois será a hora do acerto de contas com Deus. Lembre-se: Somente Jesus Cristo salva. Ninguém mais pode te salvar além de Jesus; nem Paulo, nem Pedro, nem Maria, nem os anjos, nem ninguém mais tem poder pra salvar, somente Jesus Cristo, o único Salvador e Senhor.
PARA MEDITAÇÃO:
Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: nem os imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus.
(1 Coríntios 6.9-10)
Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte!
(Apocalipse 21.8)