AUTOR: ESDRAS
DATA: 450-425 a.C.
Autor
1 e 2 Crônicas eram originalmente um só livro. Como a identidade do autor dessa obra não é explicitada em 1 nem em 2 Crônicas, muitos optaram por se referir a esse autor desconhecido simplesmente como “o cronista”. No entanto, Esdras é o candidato mais provável para a autoria de Crônicas. A antiga tradição judaica do Talmude afirma que Esdras escreveu o livro. Além disso, os versículos finais de 2 cr (2Cr 36.22,23) repetem-se como os versículos iniciais de Esdras (ver Ed 1.1-3). Isso não apenas reforça o argumento que aponta Esdras como autor de 1Cr, mas pode ser também uma indicação de que Crônicas e Esdras tenham sido em algum momento uma única obra. Soma-se a isso o fato de que 1 e 2Cr tenham estido, vocabulário e conteúdo similares. Esdras era tanto escriba como profeta e desempenhou um papel significativo na comunidade de exilados que retornou à cidade de Jerusalém. Apesar de não podermos afirmar com certeza absoluta, é razoável assumir que “o cronista” tenha sido Esdras.
Data
1 e 2 Crônicas eram originalmente um só livro. Como a identidade do autor dessa obra não é explicitada em 1 nem em 2 Crônicas, muitos optaram por se referir a esse autor desconhecido simplesmente como “o cronista”. No entanto, Esdras é o candidato mais provável para a autoria de Crônicas. A antiga tradição judaica do Talmude afirma que Esdras escreveu o livro. Além disso, os versículos finais de 2 cr (2Cr 36.22,23) repetem-se como os versículos iniciais de Esdras (ver Ed 1.1-3). Isso não apenas reforça o argumento que aponta Esdras como autor de 1Cr, mas pode ser também uma indicação de que Crônicas e Esdras tenham sido em algum momento uma única obra. Soma-se a isso o fato de que 1 e 2Cr tenham estido, vocabulário e conteúdo similares. Esdras era tanto escriba como profeta e desempenhou um papel significativo na comunidade de exilados que retornou à cidade de Jerusalém. Apesar de não podermos afirmar com certeza absoluta, é razoável assumir que “o cronista” tenha sido Esdras.
Data
Embora seja difícil estabelecer a data exata para 1 e 2 Cr, é
provável que a sua forma final tenha surgido lá pelo final do séc. V a.C. O
último evento registrado nos versículos finais de 2 Cr é o decreto de Ciro,
rei da Pérsia, que dá licença à volta dos judeus para Judá. É datado como
538 a.C e dá a impressão de que Crônicas tenha sido composto pouco tempo
depois. No entanto, a última pessoa mencionada em 1 e 2 Cr é realmente
Anani, da oitava geração do rei Jeoaquim (ver 1Cr 3.24). Jeoaquim foi
deportado pra a Babilônia em 597 a.C. Dependendo de como essas gerações são
medidas (cerca de 25 anos), o nascimento de Anani pode ter acontecido entre
425 e 400 a.C. Portanto, a data para 1 e 2Cr pode ser situada entre 425 e 400
a.C.
Contexto Histórico
O livro de 2 Crônicas cobre o período que vai do começo do reinado de
Salomão, em 971 a.C, até ao final do exílio ao redor de 538 a.C. No entanto, o
cenário específico de 1 e 2 Crônicas é o período de tempo que vem depois do exílio.
Durante essa época, o mundo antigo estava sob o controle do poderoso Império
Persa. Tudo o que restou dos gloriosos reinados de Davi e Salomão foi a
pequena província de Judá. Os persas substituíram o rei por um governador
provincial. Apesar de que o povo de Deus tenha recebido licença pra voltar
para Jerusalém e reconstruir o templo, a sua situação era muito diferente da
dos anos dourados de Davi e Salomão.
Conteúdo
No texto original hebraico, 1 e 2 Crônicas formavam um só livro chamado
de “Acontecimentos dos Dias”. Foi dividido e recebeu um novo nome pelos
tradutores do AT em grego (Septuaginta ou LXX): “Coisas que Acontecem”. O
nome atual, Crônicas, foi dado por Jerônimo. Não é uma continuação da
história do povo de Deus, mas uma duplicação e um suplemento de 1 e 2 Samuel e 1
e 2 Reis.
O livro de 2 Crônicas tem duas divisões principais. A primeira seção é constituída pelos primeiros 9 capítulos (caps. 1-9) descreve em linhas gerais o governo do rei Salomão. A narrativa dá bastante importância à construção do templo (caps. 2-7) bem como à riqueza e à sabedoria desse extraordinário rei (caps. 8-9). A narrativa, no entanto, termina abruptamente e não faz menção das fraquezas de Salomão, conforme registradas em 1Rs 11.
A segunda seção do Livro é formada pelos caps. 10 a 36. Depois da divisão do reino, se concentram quase que exclusivamente no Reino do Sul, Judá, e discorre sobre a história do Reino do Norte, Israel, só ocasionalmente. 2Crônicas traça a história dos reinados dos 20 governantes de Judá até ao cativeiro babilônico do Reino do Sul em 586 a.C. O livro conclui com o decreto de Ciro libertando e permitindo a volta do povo p ara Judá (36.22-23).
O livro de 2 Crônicas tem duas divisões principais. A primeira seção é constituída pelos primeiros 9 capítulos (caps. 1-9) descreve em linhas gerais o governo do rei Salomão. A narrativa dá bastante importância à construção do templo (caps. 2-7) bem como à riqueza e à sabedoria desse extraordinário rei (caps. 8-9). A narrativa, no entanto, termina abruptamente e não faz menção das fraquezas de Salomão, conforme registradas em 1Rs 11.
A segunda seção do Livro é formada pelos caps. 10 a 36. Depois da divisão do reino, se concentram quase que exclusivamente no Reino do Sul, Judá, e discorre sobre a história do Reino do Norte, Israel, só ocasionalmente. 2Crônicas traça a história dos reinados dos 20 governantes de Judá até ao cativeiro babilônico do Reino do Sul em 586 a.C. O livro conclui com o decreto de Ciro libertando e permitindo a volta do povo p ara Judá (36.22-23).
O Espírito Santo em Ação
Há três referências claras ao Espírito Santo em 2Crônicas. É identificado como o
“Espírito de Deus” (15.1; 24.20) e como o “Espírito do SENHOR” (20.14).
Nessas referências, o Espírito Santo inspirou ativamente Azarias (15.1), Jaaziel (20.14)
e Zacarias (24.20) para que falassem da parte de Deus.
Além dessas referências, muitos vêem a presença do Espírito Santo na dedicação do templo (5.13,14).
Além dessas referências, muitos vêem a presença do Espírito Santo na dedicação do templo (5.13,14).
FONTE: Bíblia Plenitude
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