sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Corra da aparência do mal

"Fugi de toda aparência do mal."
(1 Tessalonicenses 5.22)

"Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."
(1 Pedro 1.16)

FOTO/REPRODUÇÃO
O pecado sempre se fez presente na vida do homem, pois mesmo no jardim do Éden, o homem foi tentado pelo mal.

A questão hoje é que todo o mundo está dominado pelo mal (cf. 1 João 5.19) e nós, que escolhemos permanecer fiéis a Deus sob qualquer circunstância, não importa o que aconteça, precisamos nos manter distantes de tudo que nos leve para longe da presença de Deus. Não é fácil, mas é extremamente necessário.

A Palavra de Deus nos diz, em 1 Pe 1.16, que Deus é santo, e que, por isso, Ele deseja que todos nós também sejamos santos. Mas, afinal, o que é ser santo? Ser santo, de acordo com a Bíblia, quer dizer "separado". Precisamos ser separados do mal, do pecado. Ao contrário do que alguns pensam, ser santo como santo é o Senhor, não quer dizer que nós não teremos vontade de pecar. A Palavra de Deus diz em Jeremias 17.9 que o coração do homem é enganoso e perverso e não há ninguém que o possa compreender; no entanto, para aquele que decide ser fiel a Deus, o Senhor o transforma e o liberta da escravidão do pecado. Este passa a viver o que Paulo vivenciou quando escreveu em Gálatas 2.20 que diz: "Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim"; então, quando a tentação vier, o crente no Senhor Jesus terá força para resistir a tentação sem ceder a vontade da carne. Com tudo isso, aprendemos que ser santo não é não ter mais vontade de pecar; pelo contrário, é ter vontade de pecar, como todo ser humano, mas não ceder a essa vontade.

Deus não é carne para que tenha vontade de pecar; Deus é espírito e nele não há pecado. A promessa nos diz, em 1 João 3.2, que seremos semelhantes a Cristo, ou seja, já não seremos apenas santos, mas seres glorificados, plenamente livre do pecado; em nós não mais haverá vontade de pecar, então não seremos mais tentados pelo mal, porque o mal não mais existirá. Essa é parte da promessa para aqueles que permanecerem fiéis a Deus até o fim. Deus irá nos dar um novo corpo, um corpo semelhante ao do Cordeiro, que não teme o mal nem é tentado por ele. No entanto, enquanto este maravilhoso dia não chega, devemos fazer de tudo para evitar o mal, não ceder as tentações.

Há coisas nessa vida que precisamos muito evitar para mantermos nossa santidade a Deus e termos vitórias nas lutas, como por exemplo: Amizades do mundo (Tg 4.4); Relacionamentos amorosos e sociedade com os ímpios (2Co 6.14-18); Desentendimentos com o cônjuge (Ef 5.22; 5.25); Desentendimentos com os pais independente da idade dos filhos (Êx 20.12; Ef 6.2-3); Desentendimentos com os filhos (Ef 6.4); Contenda com as pessoas independente da fé de cada um (Hb 12.14); Vestes impróprias (Dt 22.5; 1Tm 2.9-10); Sensualidade (Rm 1.27; 1Pe 4.3); Bebídas alcoólicas (Pv 20.1; Ef 5.18); entre muitas outras coisas que são tratadas na Bíblia Sagrada.

Na Bíblia também há coisas que são tratadas claramente e outras que nem tanto, pois nós vivemos num tempo muito diferente de quando cada livro da Bíblia foi escrito. Eu posso dar à você, caro leitor, alguns exemplos de coisas que é bom evitar que não são tratados com clareza na Bíblia, como por exemplo: Músicas mundanas ou seculares, que não louvam ao Senhor Deus e/ou que fazem apologia a práticas anticristãs; programas de TV que não edificam sua vida com Deus, até mesmo novelas, filmes e seriados com histórias da Bíblia, pois tais atrações são compostas de um grande conteúdo herético, coisas que não aconteceram da forma que estão registradas na Bíblia e que até fazem alguma apologia a alguma prática anticristã ou que podem lhe causar algum tipo de confusão; redes sociais e internet em geral, caso você não tenha domínio sobre tais ferramentas. Infelizmente não posso citar tudo, pois você cansaria e não terminaria a leitura dessa matéria, mas te digo que, conforme você vai lendo a Bíblia Sagrada, o Espírito Santo vai te dando entendimento do que ali está escrito e, conforme o passar dos dias e a sua persistência em busca do conhecimento da Palavra de Deus, o seu entendimento e sabedoria vão crescendo.

Meu caro leitor, a melhor maneira que nós temos de conhecer o Deus vivo e verdadeiro é na leitura diária da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, sempre orando para que a nossa comunhão com Deus nunca tenha fim. Lembre-se sempre disso: Quando você ora, é você falando com Deus; quando você lê a Bíblia Sagrada, é Deus falando com você. Não desprezando ninguém, mas a maior revelação que Deus tem pra você não está na boca dos profetas, mas na Bíblia Sagrada.

Pra resumir, leia a Bíblia Sagrada, se aprofunde no entendimento de Deus e foge das paixões desse mundo e dos desejos da carne. A partir do momento que você suspeitar que algo é procedente do mal, que está ali pra te tirar da presença de Deus, você não precisa nem ter certeza, procura um lugar onde você possa ter um momento a sós com Deus, de preferência teu quarto, ajoelhe-se perante o Senhor e fale com Deus sobre tudo o que está te acontecendo, sobre as tentações que você está sofrendo. Deus não tem prazer na morte do ímpio, Deus quer salvar a todos, inclusive você e sua família (Ez 33.11; At 16.29-31). Desabafe com Deus, porque Ele quer ouvir o seu desabafo.

Para meditação:
Aquele que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. (Mateus 10.38)

Ninguém, sendo tentado, diga: "De Deus sou tentado"; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo o desejo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tiago 1.13-15)

Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1.16) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário