(2 Timóteo 3.16-17)
No livro de Gênesis, nós obtemos o conhecimento de como tudo começou, como tudo foi criado. Para toda criação, Deus estabeleceu leis, princípios a serem seguidos a fim de que tudo vá bem. No entanto, o homem sempre teve problemas em seguir a risca a Palavra de Deus; a começar no jardim do Éden, quando Adão e Eva comeram de um fruto o qual Deus havia ordenado que não o tocassem.
No entanto, Deus nunca desistiu do homem. Ainda hoje nós temos conosco a Palavra de Deus que nos mostra os mandamentos e princípios que precisamos seguir se quisermos ter paz com Deus e com nós mesmos. Ao contrário do que alguns pensam, os mandamentos de Deus ainda são válidos nos atuais dias, e quando nós não cumprimos tais mandamentos quando nós temos como cumpri-los, nós passamos a ser transgressores da Lei de Deus.
No Evangelho de João 14.21, o Senhor Jesus foi muito claro quando disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda [pratica], este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele." Nessa passagem conclui-se que aquele que, em verdade, ama o Senhor Jesus, não apenas busca conhecer toda a Palavra de Deus, mas também tem grande preocupação em colocá-la em prática na sua vida todos os dias e horas. Dizer que ama Jesus não é suficiente, é preciso provar com nossas ações e pensamentos.
Nas redes sociais, eu já vi muitas manifestações de pessoas compartilhando dizeres como: "Pena que a vida não vem com manual de instruções" ou algo semelhante. Mas como uma pessoa pode afirmar tal coisa? A Bíblia Sagrada é o manual de instruções do ser humano! Se todos nós buscarmos insensantemente o conhecimento que há na Bíblia e o colocarmos em prática, não digo que não haverá lutas, pois no próprio manual que chamo de Bíblia está escrito que a carne milita contra o Espírito Santo e o Espírito Santo milita contra a carne, pois são opostos entre si, mas digo que nós seremos mais que vencedores, pois Deus têm inúmeras promessas para aqueles que temem a Deus e respeitam a Sua Palavra.
O ser humano em si tem uma natureza carnal, tendenciosa ao pecado; por isso, nem tudo conseguimos colocar em prática, pois se fosse assim, seríamos perfeitos e não necessitaríamos ser salvos uma vez que em nós não haveria pecado. Mas a Palavra de Deus nos mostra que vendo a situação do ser humano, Deus enviou seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (cf. João 3.16-21). Uma das promessas contidas na Bíblia é que se nós crermos em Jesus, não somente nós seremos salvos, mas também nossa família (cf. Atos 16.30-31) através do nosso testemunho.
A aproximação do ser humano de Deus não é fácil, pois Deus é Luz; a medida que uma pessoa começa a buscar ao Senhor e se aproximar dEle, sendo que Deus é Luz, Sua Luz nos ilumina e torna nosso pecado visível aos nossos próprios olhos. Por essa razão, muitos, ao se aproximar de Deus, escolhem voltar para as trevas, pois nas trevas suas más obras não aparecem, ficam encobertas. No entanto isso é um tremendo erro, pois nada fica oculto aos olhos do Senhor Deus. Precisamos entender que Deus quer nos salvar! As Escrituras nos dizem que em Deus não há acepção de pessoas (cf. Romanos 2.11) e que Deus não sente prazer na morte do ímpio, mas que este seja salvo e viva (cf. Ezequiel 33.11). O Senhor Jesus veio para nos levar ao arrependimento; no entanto, arrependimento sem mudança de atitude não é arrependimento. Para alcançarmos o perdão de Deus, precisamos buscar conhecer tudo que possa nos afastar da presença dEle e passarmos a militar constantemente contra as obras da carne e buscar andar no Espírito Santo (cf. Gálatas 5.16-26).
Se você, caro leitor, quiser realmente amar o Senhor Jesus, ter parte com Ele no Reino de Deus, comece a ler a Bíblia Sagrada, pois a Bíblia é a Palavra de Deus que foi escrita por mãos humanas, mas foi escrita por pessoas que estavam inspiradas pelo Espírito Santo. Muitos recusam as Sagradas Escrituras por terem sido escritas por mãos humanas e resolvem andar segundo o que seus corações julgam ser o certo; no entanto, tal decisão pode levar a perdição eterna, pois se a Escritura afirma que somente Jesus é o Caminho que leva a vida, quem somos nós para trilhar nosso próprio caminho à Deus?
A Salvação proposta por Deus à humanidade é pela graça de Deus. Graça de Deus quer dizer "favor imerecido". Não façamos confusão achando que a Salvação é de graça! O Senhor Jesus advertiu, em Mateus 10.38: "Aquele que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." Então, para seguirmos ao Senhor Jesus e sermos com Ele co-herdeiros no Reino, é preciso haver renúncia. Precisamos aprender a renunciar nossas vontades, nossos desejos, nossos sonhos e planos, para seguirmos o caminho que nos leva à salvação. Nem sempre nossos desejos irão contra a vontade de Deus, mas devemos estar prontos pra quando isso acontecer. Nesse momento, nós estaremos prontos a abrir mão de algo em nossas vidas, seja lá o que for, por amor a Deus? Até aonde, afinal, vai a nossa fé e fidelidade a Deus? Deus é fiel, mas há também a necessidade de nós sermos fiéis a Ele, pois Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (cf. João 4.23).
Enfim, você, caro leitor, pode ver que a Bíblia Sagrada, embora escrita por mãos humanas, é de autoria do próprio Deus. É uma questão de fé acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus, ainda que o mundo afirme o contrário. Se você quer que a sua vida vá bem, leia e pratique a Palavra. Se você quer que a sua família alcance a Salvação em Cristo Jesus, leia a Bíblia, ore e dê o bom testemunho a eles. Ao ler a Bíblia, você irá conhecer Deus cada vez mais; irá obter o conhecimento e o entendimento concernentes a Palavra de Deus; irá saber reconhecer o verdadeiro caminho que leva à Salvação em Cristo Jesus; irá reconhecer todas as armadilhas do Inimigo e enganos desse mundo que levam a cada dia inúmeras pessoas a perdição eterna.
Acredite, vale muito a pena você pegar o compromisso de ler a Bíblia Sagrada todos os dias e buscar colocá-la em prática. Não perca tempo com as distrações dessa vida! LEIA A BÍBLIA!
Se você ainda não tem o hábito de ler a Bíblia Sagrada, te recomendo a começar pelos Evangelhos, pois é lá que você irá conhecer a vida de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em quatro pontos de vistas diferentes. Ao concluir a leitura dos quatro Evangelhos, você pode ler o livro histórico de Atos que relata como foi o início da Igreja assim que Jesus subiu aos céus. Outra opção que pode somar a esta recomendação, é você ler o livro de Provérbios. Você sabia que o livro de Provérbios tem 31 capítulos? Ou seja, um capítulo para cada dia do mês. Enfim, são boas formas para você começar a adquirir o hábito de ler a Bíblia, mas sempre lembrando que o entendimento da Palavra de Deus se renova a cada dia, ou seja, na leitura diária da Bíblia, Deus sempre terá algo novo a te falar, ainda que você já tenha lido a Bíblia de Gênesis à Apocalipse inúmeras vezes, Deus sempre terá algo novo a te falar. Sendo assim, nunca pare de ler a Bíblia; leia sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário