Juízes


AUTOR: Anônimo
DATA: 1050 - 1000 a.C.

CONTEXTO HISTÓRICO

Os acontecimentos deste livro cobrem o turbulento período da história de Israel que vai de 1380 a 1050 a.C., da conquista da Palestina ao início da monarquia (forma de governo onde o rei é o chefe de estado). Embora a terra tivesse sido conquistada e ocupada, de modo geral, sob a liderança de Josué,muitos bolsões de resistência cananita haviam sido deixados para que as tribos os destruíssem individualmente. O Livro de Juízes descreve estas lutas, transcorridas quando os israelitas tentavam completar sua ocupação da terra.

Os juízes eram líderes civis e militares que exerceram autoridade durante este período em que Israel era uma confederação praticamente sem estrutura. Alguns dos juízes foram contemporâneos, já que não exerciam sua autoridade sobre toda a terra.

AUTORIA E DATA

Embora o autor do livro seja desconhecido, o Talmude sugere que foi o profeta Samuel, e é bem possível que ele tenha escrito algumas partes do livro. Juízes foi escrito depois da morte de Sansão e depois da coroação do rei Saul, mas antes da conquista de Jerusalém por Davi, por volta de 990 a.C. (cf. Jz 1:21; 17:6; 18:1; 19:1; 21:25).

PROPÓSITO

Historicamente, o livro serve como elo entre a conquista da Palestina e a monarquia. Teologicamente, oferece muitos exemplos do princípio de que a obediência à Lei trazia paz, ao passo de que a desobediência significava opressão e morte. Espiritualmente, a fidelidade de Deus em perdoar Seu povo arrependido é vista mesmo neste período, quando "cada um fazia o que achava mais reto" (Jz 17:6; 21:25)


ESTA POSTAGEM FOI CRIADA A PARTIR DO CONTEÚDO DA "BÍBLIA ANOTADA" DE CHARLES CALDWELL RYRE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário