Inspirada por Deus e para mostrar ao homem os propósitos de Deus para a nossa vida, a Bíblia contém respostas para as nossas perguntas e direção para as nossas indecisões. Porém, nem todos conhecem a Palavra de Deus e as maravilhas que ela nos revela.
Acredito que muitas pessoas vêem a Bíblia como um livro de proibições e, por este motivo, deve ser evitada. Os que pensam assim não conhecem a grandeza do amor de Deus expressa nas Escrituras Sagradas, pois a própria diz que Deus é amor.
Se você não ainda não tem o hábito de ler a Bíblia, te convido a conhecer um pouco mais sobre os livros da Bíblia Sagrada. Independente da sua religião, a Palavra de Deus (Bíblia Sagrada) é para todas as pessoas, e todos são convidados a conhecer a maravilhosa graça de Deus.
LIVROS DA BÍBLIA NO ANTIGO TESTAMENTO
PENTATEUCO
Os cinco primeiros livros da Bíblia são chamados de Pentateuco. Para os judeus, esses cinco livros são chamados de Torá. Neles encontramos desde a criação do mundo até a Lei de Deus dada por Moisés ao povo de Israel.
Todo o Pentateuco foi escrito por Moisés com datas que variam de 1445 a 1405 a.C.
Os cinco primeiros livros da Bíblia Sagrada que constituem o Pentateuco são:
- Gênesis (Gn)
- Êxodo (Ex)
- Levítico (Lv)
- Números (Nm)
- Deuteronômio (Dt)
Os livros históricos narram a história do povo de Israel na sua entrada na terra prometida, por intermédio de Josué, e na conquista da Palestina.
Histórias de grandes reis como Davi e Salomão, a guerra entre o povo israelita e os povos inimigos de Deus, entre outros.
O estudo desses livros é importante para termos uma melhor compreensão não apenas sobre os conflitos atuais entre Israel e os Palestinos, bem como quem é Israel e o que esta nação representa para o restante do mundo.
Os livros históricos são compostos pelos livros de:
- Josué (Js)
- Juízes (Jz)
- Rute (Rt)
- I Samuel (1Sm)
- II Samuel (2Sm)
- I Reis (1Rs)
- II Reis (2Rs)
- I Crônicas (1Cr)
- II Crônicas (2Cr)
- Esdras (Ed)
- Neemias (Ne)
- Ester (Et)
O termo "poético" é devido ao gênero desses livros.
O livro de Jó traz um grande exemplo de paciência e esperança em Deus. Salmos é repleto de louvores que expressam a grandeza e a misericórdia de Deus. É, também, um ótimo livro pra aprendermos a orar, a louvar o Senhor e a esperar com fé em Deus. Provérbios e Eclesiastes são livros que contém ensinamentos e conselhos para nossa vida. O livro de Cantares de Salomão é um poema lírico que Salomão usa para expressar seu grande amor a Sulamita. Nesse livro, Salomão é símbolo de Jesus Cristo, enquanto que a Sulamita é símbolo da amada Igreja de Jesus.
Os livros poéticos são compostos pelos livros de:
- Jó (Jo)
- Salmos (Sl)
- Provérbios (Pv)
- Eclesiastes (Ec)
- Cantares de Salomão (Ct)
Os livros proféticos são divididos em Profetas Maiores e Profetas Menores. Esta divisão é feita com base no tamanho da obra, e não na relevância ou importância deles. Também não é levado em conta a importância da mensagem já que todos foram inspirados pelo Espírito Santo. O que aconteceu foi que os "profetas maiores" profetizaram mais ou deixaram mais escritos sobre suas profecias.
Os livros que constituem os livros proféticos são:
- Profetas Maiores
- Isaías (Is)
- Jeremias (Jr)
- Lamentações (Lm)
- Ezequiel (Ez)
- Daniel (Dn)
- Profetas Menores
- Oséias (Os)
- Joel (Jl)
- Amós (Am)
- Obadias (Ob)
- Jonas (Jn)
- Miquéias (Mq)
- Naum (Na)
- Habacuque (Hc)
- Sofonias (Sf)
- Ageu (Ag)
- Zacarias (Zq)
- Malaquias (Ml)
OS EVANGELHOS
Os quatro Evangelhos foram escritos por Mateus, Marcos, Lucas e João. Cada um deles foi destinado a um povo, levando em conta o conhecimento que cada povo tinha de Deus ou de Jesus Cristo.
- Evangelho de Mateus foi escrito para os judeus, e tinha como propósito mostrar que Jesus era o Messias enviado por Deus.
- Evangelho de Marcos foi escrito para os romanos e apresenta Jesus como servo.
- Evangelho de Lucas foi escrito para os gentios e teve como propósito mostrar Jesus como o Salvador.
- Evangelho de João foi escrito para a Igreja. Este evangelho é o mais recente, foi escrito no fim do primeiro século e teve como propósito mostrar que Jesus é o Filho de Deus.
O LIVRO HISTÓRICO
O livro de Atos, o único livro histórico do Novo Testamento, é um relato do início da Igreja de Jesus Cristo na terra. O relato de Atos começa assim que Jesus Cristo sobe aos céus três dias após ser ressuscitado por Deus.
CARTAS DE PAULO
As cartas do apóstolo Paulo são ensinamentos de grande valor para a Igreja em todos os tempos. Nela encontramos uma vasta lição sobre a salvação, o papel da Igreja e, muitas vezes, exortações sobre como ter uma vida santa perante Deus.
Os livros do Novo Testamento que constituem as cartas de Paulo são:
- Romanos (Rm)
- I Coríntios (1Co)
- II Coríntios (2Co)
- Gálatas (Gl)
- Efésios (Ef)
- Filipenses (Fp)
- Colossenses (Cl)
- I Tessalonicenses (1Ts)
- II Tessalonicenses (2Ts)
- I Timóteo (1Tm)
- II Timóteo (2Tm)
- Tito (Tt)
- Filemon (Fm)
CARTAS DE OUTROS APÓSTOLOS
Com exceção de Hebreus, cujo autor ainda permanece desconhecido, essas cartas tem como autores os demais apóstolos de Jesus Cristo, a saber: Pedro, João, Tiago (em termos biológicos, este foi meio-irmão de Jesus na terra e, também, pastor da igreja de Jerusalém), e Judas (não o traidor, mas, assim como Tiago, este também se identifica como meio-irmão de Jesus na terra).
As cartas de outros apóstolos registradas no Novo Testamento são:
- Hebreus (Hb)
- Tiago (Tg)
- I Pedro (1Pe)
- II Pedro (2Pe)
- I João (1Jo)
- II João (2Jo)
- III João (3Jo)
- Judas (Jd)
Apocalipse é o último livro da Bíblia Sagrada, e significa "revelação"; também é o único livro que constitui a divisão de Livro Profético no Novo Testamento. Este foi escrito por João, mesmo que escreveu o Evangelho que leva seu nome e, também, as três cartas de João que antecedem a carta de Judas no NT. João foi um dos três apóstolos mais ligados a Jesus (Pedro, Tiago e João) e escreveu este livro já no final de sua vida, ao fim do primeiro século.
É um livro de difícil compreensão, mas de uma grandiosíssima importância, já que mostra como será o final dos tempos, o julgamento de todas as nações, a salvação dos justos e a condenação dos pecadores.
Alguns recomendam ler o livro de Apocalipse juntamente com o livro de Daniel, já que este último contém profecias para nosso tempo que não se diferenciam das revelações contidas em Apocalipse.
Devo lembrar que as revelações de Apocalipse não estão em ordem cronológica, ou seja, não estão mostrando que tudo irá acontecer naquela ordem em termos de tempo (chronos). O que as revelações de Apocalipse nos mostra são os fatos que irão acontecer, nada mais que isso. Então, cuidado com teses apresentadas por teólogos ao dizer "quando" cada coisa irá acontecer. Como o próprio Jesus disse: "Vigiai e orai, pois não sabeis o dia nem a hora em que há de vir o Filho do homem."
Leia a Bíblia Sagrada! Ela é a Palavra de Deus, e contém todo o ensinamento que você precisa para ter acesso ao Reino de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário