terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O divórcio e o segundo casamento para divorciado(a)

Eu [Jesus], porém, vos digo: Qualquer que se divorciar da sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. (MATEUS 5.32)

Eu [Jesus], porém, vos afirmo: Todo aquele que se divorciar da sua esposa, a não ser por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério. (MATEUS 19.9)

Antes de iniciar, devo adiantar que nada é difícil pra Deus. Ao ler este artigo, se você sentir vontade de mudar de vida, não fique ansioso nem desesperado. A solução para sua vida está na leitura diária da Palavra de Deus e na oração. Não se aconselhe com pessoas, mas dobre os seus joelhos em oração e busque aconselhamento com o próprio Deus.

FOTO: Reprodução
Eu acredito que essas duas passagens sejam duas das mais evitadas; mesmo quando alguém resolve conversar ou pregar sobre elas, com certeza acaba terminando em algum tipo de contenda, pois as pessoas hoje em dia já não conseguem mais pagar o preço de andar de acordo com a Palavra de Deus e, consequentemente, em paz com o Altíssimo.

Meditando nessas duas passagens, eu concluí que, se Deus odeia o divórcio (Ml 2.13-16), o que se dirá de segundo casamento para divorciados que se divorciaram por qualquer motivo que não tivesse sido traição ou qualquer outro tipo de imoralidade sexual.

Vejam bem, divórcio, dependendo do caso, Deus até permite, mesmo Ele odiando a prática (Ml 2.16), pois nesse mundo de hoje, as vezes é melhor enfrentar um divórcio do que permanecer casado, pois há mulheres que são agredidas pelos maridos, pessoas que são traídas por seus cônjuges, fora outros muitos exemplos. Então, infelizmente, o divórcio se faz necessário em alguns casos. No entanto, segundo casamento pra quem se divorciou por outros motivos que não tenha sido traição de uma das partes já é uma situação totalmente diferente.

Caro leitor, em março eu estarei completando 5 anos que estou divorciado, se Deus me der vida até lá. Dizer que foi fácil permanecer sozinho após o divórcio é mentira. Após meu divórcio, eu resolvi dar ouvidos as pessoas que me diziam que eu era novo demais pra ficar sozinho, então eu resolvi dar ouvidos as vontades do meu coração e arrumar uma outra namorada e, quem sabe, uma nova esposa. Na época eu já tinha conhecimento das passagens de Mt 5.32 e 19.9, mas achei que Deus me perdoaria, pois tinha minhas necessidades fisiológicas além de minha vontade de ter uma companheira pra andar comigo. A pior coisa que fiz foi pensar assim, pois aos poucos senti minha paz com Deus indo embora. Deus não obriga ninguém a andar de acordo com Sua Palavra, Ele apenas lembra do que está escrito nas Sagradas Escrituras quando estamos prestes a tomar uma decisão, mas Ele jamais irá obrigar alguém a seguir os passos do Senhor Jesus, pois essa decisão é muito pessoal de cada um. Após dar ouvidos a ilusão de que me era permitido ter uma segunda esposa enquanto minha primeira está ainda viva, eu só entrei em abismos; até que chegou um dia em que resolvi pedir perdão a Deus pelas constantes decisões erradas e precipitadas acerca da minha vida sentimental, quando o Senhor me deu uma visão de Deus me dando as costas e recusando meu pedido de perdão. Naquela hora eu lembrei do quanto Deus mostra na Bíblia que a paciência de Deus tem limite. Infelizmente eu aprendi isso na prática. Pela misericórdia do meu Senhor Jesus Cristo, Deus resolveu me perdoar mais essa vez, só que Ele me advertiu: "Se você cometer esse pecado mais uma vez..."

Irmãos, acredite quando eu te digo que nada nesse mundo, nessa vida, vale a sua paz com Deus; e nada é tão ruim que não possa piorar. De repente você está aí sozinho, clamando a Deus por uma companheira, mas se ainda não é o momento... o que nos resta é esperar em Deus. O que vier antes é bandeja do Diabo, ainda que essa "bandeja" se trate de uma mulher abençoada na igreja. Pra Deus, tudo tem o seu tempo certo. Nem antes nem depois. Deus nunca se adianta ou se atrasa. Nós é que tropeçamos nas nossas próprias ansiedades.

Se você está tendo problemas em dominar a sua carne, só existe uma solução pra você: JEJUM. O jejum mata a carne, mata qualquer desejo carnal. O jejum é uma das armas da graça de Deus que o Senhor nos deixou para combatermos os desejos carnais que nos afastam do Altíssimo. A recomendação que eu te dou pra quando você estiver em luta contra sua carne é: 1. Consagre-se num jejum, se não há limitações na sua saúde pra jejuar; 2. Ore o quanto você puder, quanto mais você orar, melhor será; 3. Leia a Bíblia Sagrada todos os dias e, se possível, todas as horas vagas; 4. Louve ao Senhor com hinos.

Caro leitor, segundo casamento para divorciados é crime contra Deus. Ainda que alguém, seja este seu pastor, alguém da família, amigos e etc, diga que você é novo demais pra ficar sozinho, ou que você merece casar-se novamente, ou que te fale qualquer coisa pra te levar a considerar um novo casamento estando sua primeira esposa ou primeiro marido ainda vivo, não dê ouvidos. Satanás, para tentar o Senhor Jesus no deserto, usou o Salmo 91.11, o que dirá nós? Fica esperto, irmão! Se consagra ao Senhor Deus, ore, leia a Bíblia, não fique dando ouvidos a tudo o que as pessoas te aconselham. Quer conselho? Vá buscar na Palavra de Deus. O que adianta nós sermos felizes aqui e perdermos nossa paz com Deus? Muitos dizem: "Ah... o que importa é ser feliz." Caro leitor, vigia! Porque o mundo também traz felicidade, só que a felicidade que o mundo te propõe é uma ilusão, pois te afasta de Deus.

É muito melhor nós renegarmos nossa carne e os desejos do nosso coração do que aceitar todo tipo de felicidade nessa vida, porque muitos, dentro das igrejas, estão buscando e aceitando a felicidade nesse mundo, mas estão perdendo sua paz com Deus e até mesmo sua salvação. Irmãos, mais uma vez eu te digo: Nada nesse mundo vale a sua paz com Deus. A Bíblia nos diz que as tribulações que passamos nesse mundo não se comparam com a glória que está por vir (Rm 8.18); ou seja, nenhum sofrimento, solidão e carência pode ser comparado com a glória que está por vir, isso para aqueles que são fiéis a Deus. O Senhor Deus é fiel, mas será que nós estamos sendo fiéis a Deus? Pois a Bíblia diz com clareza que nenhum adúltero(a) e fornicador herdará o Reino dos Céus (1Co 6.10; Ap 21.8). Se você tem sido adúltero(a) ou fornicador, arrependa-se enquanto ainda pode, pois Deus está pronto a te perdoar, desde que seu pedido de perdão seja sincero.

Caro leitor, possivelmente você é alguém que deseja muito ter uma companheira para estar ao seu lado nos variados momentos dessa vida, sejam bons ou maus, mas você sendo divorciado(a), considerando tudo que foi dito aqui, será que vai valer a pena você perder a sua comunhão com Deus por causa de uma felicidade antecipada na vida sentimental? Ainda que você consiga alguém que te faça feliz, como ficará a sua vida e a vida da pessoa amada com Deus? A Palavra do Senhor é uma só. Infelizmente para pessoas como nós, que está divorciado, o melhor que temos a fazer é esperar em Deus, jejuando, orando, lendo a Bíblia sempre! Pois só assim encontraremos a força necessária para vencer as vontades da carne que militam constantemente contra o Espírito Santo de Deus (Gl 5.16-26).

Se nós persistirmos nessa ideia de sermos felizes aqui buscando uma nova esposa, ou um novo marido, ainda que encontremos alguém que nos faça feliz; mas prepare-se para as consequências, pois nem toda felicidade nessa vida quer dizer boa comunhão com Deus. O mundo também sabe nos fazer felizes, mas o problema é que a felicidade que o mundo nos oferece, nos levará ao inferno. E aí? Qual o caminho que você deseja trilhar? Pense nisso.

Irmãos, ainda que, após a leitura deste artigo, você discorde do que foi escrito aqui e persista na procura de um segundo casamento, eu preciso te advertir que, se você persistir nessa procura, nunca que Deus irá te dar, pelo menos não enquanto você estiver divorciado, porque está escrito "[...] o que Deus uniu, não separe o ser humano." (Mt 19.6); então, pra Deus te dar um novo casamento estando você ainda divorciado, Deus teria que contrariar Sua própria Palavra. Daí eu pergunto: Você realmente acha que há chances disso acontecer? O que pode vir acontecer é, de tanto você buscar, Deus "permitir" que apareça alguém na sua vida, mas seja lá quem for essa pessoa, não será benção de Deus, porque permissão de Deus é muito diferente de vontade de Deus, e pra Deus tudo tem seu tempo certo. Você quis casar, Deus te abençoou. Você viu necessidade de se divorciar, Deus permitiu; mas nunca que Deus irá concordar com um segundo casamento na vida de um divorciado, a não ser que o motivo do divórcio tenha sido traição; pois pra Deus, somente a morte e a imoralidade sexual podem quebrar a aliança de um casamento; fora disso, segundo diz a Palavra de Deus, é adultério. Essa é a realidade para os divorciados.

Caro leitor, eu peço a Deus que fale ao seu coração, para que te esclareça melhor a Palavra de Deus te dando o entendimento necessário, e que Ele também te dê a força necessária para que você saia vitorioso nas batalhas contra as vontades da carne. Infelizmente, para os divorciados, essa guerra é necessária. E é nessa batalha que a sua fidelidade a Deus será provada.

Se você entrou num segundo casamento estando seu primeiro cônjuge ainda vivo e, por causa da Palavra de Deus, se arrependeu e agora não sabe o que fazer, busque orientação em Deus. O Espírito Santo é nosso Consolador e Conselheiro. Leia a Bíblia e dobre seus joelhos em oração para buscar uma solução para sua vida, porque se você buscar nas pessoas o conselho, na certa vão dizer que você pode continuar do jeito que está, que não há problema nisso, que isso que Jesus disse foi pra Israel, etc. Então, a melhor fonte para você buscar a solução para os seus problemas está na Palavra de Deus e no Espírito Santo. Lembre-se que Deus jamais rejeita um coração quebrantado, e que Deus jamais fecha as portas pra aquele que vai até Ele. Tenha fé em Deus e não se permita ser dominado pela ansiedade e desespero. Há um solução em Deus para tua vida, seja lá que situação é essa que você está vivendo, pois nada é difícil pra Deus.

RECOMENDAÇÃO: Jejum, oração, leitura diária da Bíblia Sagrada e cantar hinos que louvam ao Senhor Deus.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Cuidado com novelas e filmes bíblicos

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
GÁLATAS 6.12
 
FOTO: Reprodução
Todos devem concordar que é muito mais fácil assistir uma novela sobre uma história da Bíblia Sagrada do que ler a história na Bíblia, até porque, assistindo na TV nós temos uma ideia de como foi naqueles tempos bíblicos e, dependendo da história, podemos, quem sabe, obter uma compreensão melhor de alguns detalhes da história.

O problema de tudo isso é que as histórias contadas na TV através de novelas, seriados e/ou filmes estão muito adulteradas. Se você for ler a história na Bíblia, você verá que muitas das coisas que o autor coloca na novela ou filme não está de acordo com o que está registrado na Bíblia. Uma pessoa que conhece a Bíblia "apenas" pelas atratividades da TV corre um sério risco de ser enganado e de até mesmo se desviar do caminho que conduz ao Reino de Deus, pois esta pode obter um entendimento errado das Escrituras Sagradas.

Pra se ter uma ideia da gravidade da situação, a própria Palavra de Deus, que é a Bíblia Sagrada, nos adverte sobre alterar, de qualquer forma, as Escrituras Sagradas. Em Gálatas 1.8 está escrito: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." E em Apocalipse 22.18-19 diz: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecias deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro." Então, observando apenas estas duas passagens, nós podemos ter uma noção da gravidade que é alguém ensinar, seja na igreja, na TV ou até numa roda de amigos, um evangelho, ou a Palavra, de forma que não condiz com o que está escrito na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.

Nós vivemos hoje numa era em que a Igreja de Cristo está cheia de pessoas que se dizem cristãos, mas que na verdade não são. Os apóstolos, em suas cartas, advertiram a Igreja, assim como Jesus, sobre a presença dos falsos cristãos no meio da Igreja. São estes o que conhecemos como "joio" ou "lobo vestido de ovelha". Jesus nos ensinou a identificar esses falsos crentes observando os frutos que estes dão.

Anunciar a Palavra de Deus de forma adulterada, ou seja, anunciar um evangelho diferente do que está registrado na Bíblia Sagrada escondendo ou adicionando detalhes ou fatos inteiros é algo muito sério. Por isso, eu recomendo a você, caro leitor, que, se possível, rejeite qualquer atração televisiva que conte histórias da Bíblia porque, infelizmente, 99% das atrações bíblicas (novelas, filmes e seriados) que a TV exibe têm detalhes de fatos e fatos inteiros que não condiz com os registros bíblicos. Nós podemos até assistir pensando que é o que está na Bíblia, mas não é. A astúcia de Satanás é grande nisso, porque os responsáveis fazem uma mistura de alguns registros bíblicos com invencionices humanas para ser exibido ao telespectador. As invencionices humanas nesse caso tem dois tipos: 1. Fatos que possivelmente aconteceram entre um registro e outro, sendo que este não fere a Palavra de Deus por se tratar de histórias inventadas pelo homem, mas que possivelmente podem ter ou não acontecido, mas que de qualquer forma não interfere nos registros e ensinamentos bíblicos; 2. Detalhes de alguns fatos que estão na Bíblia Sagrada, mas que não condiz com os registros bíblicos. Este último, a maioria deles fere a Palavra de Deus, pois conta-se algo que vai contra os registros bíblicos por esconder ou adicionar detalhes ou fatos inteiros, sendo assim, trata-se de um engano, podendo chegar a ser até mesmo uma heresia, dependendo do caso; mas que, de qualquer forma, não é de Deus porque não é uma veracidade bíblica, e nós sabemos muito bem que Deus não atua em mentiras e enganos. E, infelizmente, as atrações de TV baseadas em histórias bíblicas estão lotadas desse último tipo de caso de invencionice humana.

Caro leitor, minha recomendação para você é que você leia a Bíblia Sagrada todos os dias, ainda que só um capítulo ou alguns versículos, pois só assim seus olhos serão abertos. Pois Deus te dará uma visão acerca das artimanhas de Satanás, então você verá se o que estou dizendo aqui é ou não uma verdade. Se você realmente tem interesse em conhecer as histórias da Bíblia e o Deus da Bíblia Sagrada, não tem outro jeito. Todas as atrações televisivas que contam histórias da Bíblia são como atalhos no Caminho da Salvação. O problema nisso é que o Deus da Bíblia não é um Deus de atalhos. O caminho para a Salvação é único e estreito.

Você pode continuar assistindo as novelas, filmes e seriados que contam as histórias da Bíblia, mas eu te pergunto: "Será que isso convém? Será que essas atrações te ajudarão a se aproximar de Deus ou isso é uma cilada pra te fazer afastar de Deus?" Procure a resposta no seu coração, pois eu peço que o Espírito Santo de Deus te responda essas perguntas no seu coração. Lembre-se: Estamos numa época em que todo cuidado é pouco. Precisamos ter uma vigilância maior do que nós mesmos. Não se permita ser pego numa cilada do Inimigo. Uma pessoa que cria uma atração contando histórias da Bíblia, mas de forma adulterada, qual é a verdadeira intenção dessas pessoas? E quais serão as consequências disso na sua vida? Outra coisa: Jesus, quando estava no deserto para ser tentado pelo Diabo, este tentou Jesus usando passagens da Bíblia Sagrada. Por que conosco seria diferente? Pense a respeito, e que o Senhor Deus te fale melhor no seu coração.

RECOMENDAÇÃO: LEIA A BÍBLIA AO INVÉS DE ASSISTI-LA NA TV.