terça-feira, 27 de dezembro de 2016

O divórcio e o segundo casamento para divorciado(a)

Eu [Jesus], porém, vos digo: Qualquer que se divorciar da sua esposa, exceto por imoralidade sexual, faz com que ela se torne adúltera, e quem se casar com a mulher divorciada estará cometendo adultério. (MATEUS 5.32)

Eu [Jesus], porém, vos afirmo: Todo aquele que se divorciar da sua esposa, a não ser por imoralidade sexual, e se casar com outra mulher, estará cometendo adultério. (MATEUS 19.9)

Antes de iniciar, devo adiantar que nada é difícil pra Deus. Ao ler este artigo, se você sentir vontade de mudar de vida, não fique ansioso nem desesperado. A solução para sua vida está na leitura diária da Palavra de Deus e na oração. Não se aconselhe com pessoas, mas dobre os seus joelhos em oração e busque aconselhamento com o próprio Deus.

FOTO: Reprodução
Eu acredito que essas duas passagens sejam duas das mais evitadas; mesmo quando alguém resolve conversar ou pregar sobre elas, com certeza acaba terminando em algum tipo de contenda, pois as pessoas hoje em dia já não conseguem mais pagar o preço de andar de acordo com a Palavra de Deus e, consequentemente, em paz com o Altíssimo.

Meditando nessas duas passagens, eu concluí que, se Deus odeia o divórcio (Ml 2.13-16), o que se dirá de segundo casamento para divorciados que se divorciaram por qualquer motivo que não tivesse sido traição ou qualquer outro tipo de imoralidade sexual.

Vejam bem, divórcio, dependendo do caso, Deus até permite, mesmo Ele odiando a prática (Ml 2.16), pois nesse mundo de hoje, as vezes é melhor enfrentar um divórcio do que permanecer casado, pois há mulheres que são agredidas pelos maridos, pessoas que são traídas por seus cônjuges, fora outros muitos exemplos. Então, infelizmente, o divórcio se faz necessário em alguns casos. No entanto, segundo casamento pra quem se divorciou por outros motivos que não tenha sido traição de uma das partes já é uma situação totalmente diferente.

Caro leitor, em março eu estarei completando 5 anos que estou divorciado, se Deus me der vida até lá. Dizer que foi fácil permanecer sozinho após o divórcio é mentira. Após meu divórcio, eu resolvi dar ouvidos as pessoas que me diziam que eu era novo demais pra ficar sozinho, então eu resolvi dar ouvidos as vontades do meu coração e arrumar uma outra namorada e, quem sabe, uma nova esposa. Na época eu já tinha conhecimento das passagens de Mt 5.32 e 19.9, mas achei que Deus me perdoaria, pois tinha minhas necessidades fisiológicas além de minha vontade de ter uma companheira pra andar comigo. A pior coisa que fiz foi pensar assim, pois aos poucos senti minha paz com Deus indo embora. Deus não obriga ninguém a andar de acordo com Sua Palavra, Ele apenas lembra do que está escrito nas Sagradas Escrituras quando estamos prestes a tomar uma decisão, mas Ele jamais irá obrigar alguém a seguir os passos do Senhor Jesus, pois essa decisão é muito pessoal de cada um. Após dar ouvidos a ilusão de que me era permitido ter uma segunda esposa enquanto minha primeira está ainda viva, eu só entrei em abismos; até que chegou um dia em que resolvi pedir perdão a Deus pelas constantes decisões erradas e precipitadas acerca da minha vida sentimental, quando o Senhor me deu uma visão de Deus me dando as costas e recusando meu pedido de perdão. Naquela hora eu lembrei do quanto Deus mostra na Bíblia que a paciência de Deus tem limite. Infelizmente eu aprendi isso na prática. Pela misericórdia do meu Senhor Jesus Cristo, Deus resolveu me perdoar mais essa vez, só que Ele me advertiu: "Se você cometer esse pecado mais uma vez..."

Irmãos, acredite quando eu te digo que nada nesse mundo, nessa vida, vale a sua paz com Deus; e nada é tão ruim que não possa piorar. De repente você está aí sozinho, clamando a Deus por uma companheira, mas se ainda não é o momento... o que nos resta é esperar em Deus. O que vier antes é bandeja do Diabo, ainda que essa "bandeja" se trate de uma mulher abençoada na igreja. Pra Deus, tudo tem o seu tempo certo. Nem antes nem depois. Deus nunca se adianta ou se atrasa. Nós é que tropeçamos nas nossas próprias ansiedades.

Se você está tendo problemas em dominar a sua carne, só existe uma solução pra você: JEJUM. O jejum mata a carne, mata qualquer desejo carnal. O jejum é uma das armas da graça de Deus que o Senhor nos deixou para combatermos os desejos carnais que nos afastam do Altíssimo. A recomendação que eu te dou pra quando você estiver em luta contra sua carne é: 1. Consagre-se num jejum, se não há limitações na sua saúde pra jejuar; 2. Ore o quanto você puder, quanto mais você orar, melhor será; 3. Leia a Bíblia Sagrada todos os dias e, se possível, todas as horas vagas; 4. Louve ao Senhor com hinos.

Caro leitor, segundo casamento para divorciados é crime contra Deus. Ainda que alguém, seja este seu pastor, alguém da família, amigos e etc, diga que você é novo demais pra ficar sozinho, ou que você merece casar-se novamente, ou que te fale qualquer coisa pra te levar a considerar um novo casamento estando sua primeira esposa ou primeiro marido ainda vivo, não dê ouvidos. Satanás, para tentar o Senhor Jesus no deserto, usou o Salmo 91.11, o que dirá nós? Fica esperto, irmão! Se consagra ao Senhor Deus, ore, leia a Bíblia, não fique dando ouvidos a tudo o que as pessoas te aconselham. Quer conselho? Vá buscar na Palavra de Deus. O que adianta nós sermos felizes aqui e perdermos nossa paz com Deus? Muitos dizem: "Ah... o que importa é ser feliz." Caro leitor, vigia! Porque o mundo também traz felicidade, só que a felicidade que o mundo te propõe é uma ilusão, pois te afasta de Deus.

É muito melhor nós renegarmos nossa carne e os desejos do nosso coração do que aceitar todo tipo de felicidade nessa vida, porque muitos, dentro das igrejas, estão buscando e aceitando a felicidade nesse mundo, mas estão perdendo sua paz com Deus e até mesmo sua salvação. Irmãos, mais uma vez eu te digo: Nada nesse mundo vale a sua paz com Deus. A Bíblia nos diz que as tribulações que passamos nesse mundo não se comparam com a glória que está por vir (Rm 8.18); ou seja, nenhum sofrimento, solidão e carência pode ser comparado com a glória que está por vir, isso para aqueles que são fiéis a Deus. O Senhor Deus é fiel, mas será que nós estamos sendo fiéis a Deus? Pois a Bíblia diz com clareza que nenhum adúltero(a) e fornicador herdará o Reino dos Céus (1Co 6.10; Ap 21.8). Se você tem sido adúltero(a) ou fornicador, arrependa-se enquanto ainda pode, pois Deus está pronto a te perdoar, desde que seu pedido de perdão seja sincero.

Caro leitor, possivelmente você é alguém que deseja muito ter uma companheira para estar ao seu lado nos variados momentos dessa vida, sejam bons ou maus, mas você sendo divorciado(a), considerando tudo que foi dito aqui, será que vai valer a pena você perder a sua comunhão com Deus por causa de uma felicidade antecipada na vida sentimental? Ainda que você consiga alguém que te faça feliz, como ficará a sua vida e a vida da pessoa amada com Deus? A Palavra do Senhor é uma só. Infelizmente para pessoas como nós, que está divorciado, o melhor que temos a fazer é esperar em Deus, jejuando, orando, lendo a Bíblia sempre! Pois só assim encontraremos a força necessária para vencer as vontades da carne que militam constantemente contra o Espírito Santo de Deus (Gl 5.16-26).

Se nós persistirmos nessa ideia de sermos felizes aqui buscando uma nova esposa, ou um novo marido, ainda que encontremos alguém que nos faça feliz; mas prepare-se para as consequências, pois nem toda felicidade nessa vida quer dizer boa comunhão com Deus. O mundo também sabe nos fazer felizes, mas o problema é que a felicidade que o mundo nos oferece, nos levará ao inferno. E aí? Qual o caminho que você deseja trilhar? Pense nisso.

Irmãos, ainda que, após a leitura deste artigo, você discorde do que foi escrito aqui e persista na procura de um segundo casamento, eu preciso te advertir que, se você persistir nessa procura, nunca que Deus irá te dar, pelo menos não enquanto você estiver divorciado, porque está escrito "[...] o que Deus uniu, não separe o ser humano." (Mt 19.6); então, pra Deus te dar um novo casamento estando você ainda divorciado, Deus teria que contrariar Sua própria Palavra. Daí eu pergunto: Você realmente acha que há chances disso acontecer? O que pode vir acontecer é, de tanto você buscar, Deus "permitir" que apareça alguém na sua vida, mas seja lá quem for essa pessoa, não será benção de Deus, porque permissão de Deus é muito diferente de vontade de Deus, e pra Deus tudo tem seu tempo certo. Você quis casar, Deus te abençoou. Você viu necessidade de se divorciar, Deus permitiu; mas nunca que Deus irá concordar com um segundo casamento na vida de um divorciado, a não ser que o motivo do divórcio tenha sido traição; pois pra Deus, somente a morte e a imoralidade sexual podem quebrar a aliança de um casamento; fora disso, segundo diz a Palavra de Deus, é adultério. Essa é a realidade para os divorciados.

Caro leitor, eu peço a Deus que fale ao seu coração, para que te esclareça melhor a Palavra de Deus te dando o entendimento necessário, e que Ele também te dê a força necessária para que você saia vitorioso nas batalhas contra as vontades da carne. Infelizmente, para os divorciados, essa guerra é necessária. E é nessa batalha que a sua fidelidade a Deus será provada.

Se você entrou num segundo casamento estando seu primeiro cônjuge ainda vivo e, por causa da Palavra de Deus, se arrependeu e agora não sabe o que fazer, busque orientação em Deus. O Espírito Santo é nosso Consolador e Conselheiro. Leia a Bíblia e dobre seus joelhos em oração para buscar uma solução para sua vida, porque se você buscar nas pessoas o conselho, na certa vão dizer que você pode continuar do jeito que está, que não há problema nisso, que isso que Jesus disse foi pra Israel, etc. Então, a melhor fonte para você buscar a solução para os seus problemas está na Palavra de Deus e no Espírito Santo. Lembre-se que Deus jamais rejeita um coração quebrantado, e que Deus jamais fecha as portas pra aquele que vai até Ele. Tenha fé em Deus e não se permita ser dominado pela ansiedade e desespero. Há um solução em Deus para tua vida, seja lá que situação é essa que você está vivendo, pois nada é difícil pra Deus.

RECOMENDAÇÃO: Jejum, oração, leitura diária da Bíblia Sagrada e cantar hinos que louvam ao Senhor Deus.

sábado, 24 de dezembro de 2016

Cuidado com novelas e filmes bíblicos

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
GÁLATAS 6.12
 
FOTO: Reprodução
Todos devem concordar que é muito mais fácil assistir uma novela sobre uma história da Bíblia Sagrada do que ler a história na Bíblia, até porque, assistindo na TV nós temos uma ideia de como foi naqueles tempos bíblicos e, dependendo da história, podemos, quem sabe, obter uma compreensão melhor de alguns detalhes da história.

O problema de tudo isso é que as histórias contadas na TV através de novelas, seriados e/ou filmes estão muito adulteradas. Se você for ler a história na Bíblia, você verá que muitas das coisas que o autor coloca na novela ou filme não está de acordo com o que está registrado na Bíblia. Uma pessoa que conhece a Bíblia "apenas" pelas atratividades da TV corre um sério risco de ser enganado e de até mesmo se desviar do caminho que conduz ao Reino de Deus, pois esta pode obter um entendimento errado das Escrituras Sagradas.

Pra se ter uma ideia da gravidade da situação, a própria Palavra de Deus, que é a Bíblia Sagrada, nos adverte sobre alterar, de qualquer forma, as Escrituras Sagradas. Em Gálatas 1.8 está escrito: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema." E em Apocalipse 22.18-19 diz: "Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecias deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão escritas neste livro." Então, observando apenas estas duas passagens, nós podemos ter uma noção da gravidade que é alguém ensinar, seja na igreja, na TV ou até numa roda de amigos, um evangelho, ou a Palavra, de forma que não condiz com o que está escrito na Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus.

Nós vivemos hoje numa era em que a Igreja de Cristo está cheia de pessoas que se dizem cristãos, mas que na verdade não são. Os apóstolos, em suas cartas, advertiram a Igreja, assim como Jesus, sobre a presença dos falsos cristãos no meio da Igreja. São estes o que conhecemos como "joio" ou "lobo vestido de ovelha". Jesus nos ensinou a identificar esses falsos crentes observando os frutos que estes dão.

Anunciar a Palavra de Deus de forma adulterada, ou seja, anunciar um evangelho diferente do que está registrado na Bíblia Sagrada escondendo ou adicionando detalhes ou fatos inteiros é algo muito sério. Por isso, eu recomendo a você, caro leitor, que, se possível, rejeite qualquer atração televisiva que conte histórias da Bíblia porque, infelizmente, 99% das atrações bíblicas (novelas, filmes e seriados) que a TV exibe têm detalhes de fatos e fatos inteiros que não condiz com os registros bíblicos. Nós podemos até assistir pensando que é o que está na Bíblia, mas não é. A astúcia de Satanás é grande nisso, porque os responsáveis fazem uma mistura de alguns registros bíblicos com invencionices humanas para ser exibido ao telespectador. As invencionices humanas nesse caso tem dois tipos: 1. Fatos que possivelmente aconteceram entre um registro e outro, sendo que este não fere a Palavra de Deus por se tratar de histórias inventadas pelo homem, mas que possivelmente podem ter ou não acontecido, mas que de qualquer forma não interfere nos registros e ensinamentos bíblicos; 2. Detalhes de alguns fatos que estão na Bíblia Sagrada, mas que não condiz com os registros bíblicos. Este último, a maioria deles fere a Palavra de Deus, pois conta-se algo que vai contra os registros bíblicos por esconder ou adicionar detalhes ou fatos inteiros, sendo assim, trata-se de um engano, podendo chegar a ser até mesmo uma heresia, dependendo do caso; mas que, de qualquer forma, não é de Deus porque não é uma veracidade bíblica, e nós sabemos muito bem que Deus não atua em mentiras e enganos. E, infelizmente, as atrações de TV baseadas em histórias bíblicas estão lotadas desse último tipo de caso de invencionice humana.

Caro leitor, minha recomendação para você é que você leia a Bíblia Sagrada todos os dias, ainda que só um capítulo ou alguns versículos, pois só assim seus olhos serão abertos. Pois Deus te dará uma visão acerca das artimanhas de Satanás, então você verá se o que estou dizendo aqui é ou não uma verdade. Se você realmente tem interesse em conhecer as histórias da Bíblia e o Deus da Bíblia Sagrada, não tem outro jeito. Todas as atrações televisivas que contam histórias da Bíblia são como atalhos no Caminho da Salvação. O problema nisso é que o Deus da Bíblia não é um Deus de atalhos. O caminho para a Salvação é único e estreito.

Você pode continuar assistindo as novelas, filmes e seriados que contam as histórias da Bíblia, mas eu te pergunto: "Será que isso convém? Será que essas atrações te ajudarão a se aproximar de Deus ou isso é uma cilada pra te fazer afastar de Deus?" Procure a resposta no seu coração, pois eu peço que o Espírito Santo de Deus te responda essas perguntas no seu coração. Lembre-se: Estamos numa época em que todo cuidado é pouco. Precisamos ter uma vigilância maior do que nós mesmos. Não se permita ser pego numa cilada do Inimigo. Uma pessoa que cria uma atração contando histórias da Bíblia, mas de forma adulterada, qual é a verdadeira intenção dessas pessoas? E quais serão as consequências disso na sua vida? Outra coisa: Jesus, quando estava no deserto para ser tentado pelo Diabo, este tentou Jesus usando passagens da Bíblia Sagrada. Por que conosco seria diferente? Pense a respeito, e que o Senhor Deus te fale melhor no seu coração.

RECOMENDAÇÃO: LEIA A BÍBLIA AO INVÉS DE ASSISTI-LA NA TV.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Como nascer de novo?

Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, membro do supremo tribunal dos judeus. Ele, de noite, procurou a Jesus e lhe disse: "Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer esses sinais que estás realizando se Deus não estiver com ele." Jesus lhe respondeu, declarando: "Em verdade, em verdade te asseguro que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus." Nicodemos questionou-o: "Como pode um homem nascer sendo velho?" Pode, todavia, entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e nascer novamente?" Arrazoou Jesus: "Em verdade, em verdade te asseguro: Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; mas o que nasce do Espírito é espírito. Não te surpreendas pelo fato de Eu te haver dito: 'deveis nascer de novo.'. O vento sopra onde quer, você escuta o seu som, mas não sabe de onde vem, nem para onde vai; assim ocorre com todos os nascidos do Espírito." Replicou-lhe Nicodemos: "Como pode acontecer isso?" Explicou-lhe Jesus: "Tu és mestre em Israel e não compreendes essas verdades?"
(João 3.1-10)

Incrivelmente, há algum tempo atrás eu presenciei essa mesma pergunta feita por Nicodemos - "Como pode um homem nascer de novo? Por acaso pode alguém voltar ao ventre de sua mãe?" - sendo feita por um homem à uma mulher quando esta lhe disse que necessário é nascer de novo. Por mais incrível que pareça, ainda há pessoas nos dias atuais que ainda não entenderam essa passagem registrada no evangelho de João capítulo 3 nos versículos 1 ao 10 quando Jesus diz que ninguém pode herdar o Reino de Deus se não nascer de novo.

Pois bem, "nascer de novo" não significa que uma pessoa deva voltar ao ventre de sua mãe e nascer pela segunda vez. Esse "nascer de novo" dito por Jesus refere-se a uma mudança de atitude que acontece com uma pessoa quando esta dá lugar ao Espírito Santo em sua vida. Veja bem, antes de conhecermos o Senhor Deus, nós vagávamos por esse mundo como ovelhas sem pastor; vivíamos por nossas próprias vontades, fazendo aquilo que julgávamos certo, dominados pelas obras da carne e vontades pecaminosas herdadas pelos nossos antepassados desde Adão.

A Palavra de Deus nos esclarece que obras como imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatrias, feitiçarias, ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez, orgias e tudo quanto se pareça com essas perversidades, são obras condenadas por Deus aos quais o Senhor adverte em Gálatas 5.19-21 que os que praticam tais obras NÃO HERDARÃO o Reino de Deus. Então, uma pessoa que nasce novamente, ou seja, que nasce do Espírito Santo, esta pessoa passa a não praticar tais obras, uma vez que é o Espírito Santo de Deus passou a morar nessa pessoa, suas atitudes mudaram, ou seja, ela não pratica mais as obras da carne, ela não é mais obrigada a cumprir todos os desejos do seu coração, ela passa a viver pelo Espírito Santo.

Jesus, certa vez, disse em Mateus 7.16 que a árvore (que somos nós) é conhecida pelos seus frutos, ou seja, pelas suas obras, pela sua conduta, pelas suas atitudes. Ninguém, através de boas obras, pode adquirir a salvação em Cristo Jesus, mas uma pessoa que é salvo em Cristo Jesus pratica as boas obras, pois as boas obras na vida de um salvo em Cristo é consequência; por isso Jesus disse: "Conhecereis a árvore pelos frutos", não pelos dons ou por qualquer outra coisa que este possui. Como exemplo, há algumas mulheres que vão à igreja e, durante o culto a Deus, permanecem tristes, cabes baixo, afogadas em profunda depressão, pois sabem que, apesar de alcançarem uma certa paz na igreja, sabem que ao chegar em casa, um homem (marido) que é dominado por Satanás a estará esperando para iniciar uma contenda, para acusá-la, para agredir fisicamente e/ou verbalmente e etc. Mas isso quer dizer que a mulher ou a igreja não é de Deus? De forma alguma! O problema é que nem todas as pessoas que sentam do nosso lado na igreja, de fato são de Deus, pois a própria Bíblia nos relata que há infiltrações (Joio) em nosso meio. A questão é nós sabermos lidar com a situação à luz da Palavra de Deus.

Mas, para maior esclarecimento sobre o "nascer de novo" dito por Jesus Cristo, uma pessoa nascida do Espírito Santo é conhecida por suas obras, que são: amor, alegria, paz, paciência, humildade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas virtudes, segundo diz Gálatas 5.23, não há lei; ou seja, não há condenação. E nos versos seguintes ainda diz: "Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com suas paixões e os seus desejos. Se vivemos no Espírito, andemos de igual modo sob a direção do Espírito. Não nos tornemos arrogantes, provocando-nos uns aos outros e tendo inveja uns dos outros." Então, uma pessoa que é nascida do Espírito Santo deixa de praticar as obras da carne citadas anteriormente para exercer os frutos do Espírito citados acima. Um salvo em Cristo não pratica o adultério ou a fornicação, não age na ira, ainda que a razão esteja com ele, não tem inveja nem ciúme uns dos outros, não cobiça coisa alguma que pertence a outra pessoa, não se envolve em contendas nem se deixa dominar pelo ódio, não faz acepção de pessoas nem faz parte de grupinhos ou facções em lugar algum, mas trata todos com amor fraternal e de igual modo, e luta para viver em paz com todas as pessoas sempre que possível.

Pense em tudo isso, pois Jesus Cristo disse que necessário nos é nascer de novo; e isso é algo que deve nos acontecer todos os dias de nossa vida, pois todos os dias tem algo em nós que precisa ser mudado para que nós venhamos ser dignos de ser habitados pelo Espírito Santo de Deus.

Entenda isso, ainda que sejamos os piores pecadores desse mundo, a salvação em Cristo é para todos, sem exceção; mas é necessário uma mudança de atitude, pois sem mudança de atitude não existe arrependimento nem remissão de pecados. Se somos de Deus, nossas atitudes correspondem com as atitudes do Senhor Jesus Cristo. Se você está em pecado, vá para teu quarto, feche a porta e janelas para ficar a sós com Deus, assuma seus pecados para Deus, fale de você para Deus, e peça a Ele que te faça nascer de novo, pois só Deus tem poder pra fazer uma pessoa nascer de novo. Enquanto você estiver com vida, nunca será tarde para mudar e alcançar o Senhor Jesus, mas a partir da primeira morte, que é a morte do corpo físico, aí será tarde para arrependimentos, pois será a hora do acerto de contas com Deus. Lembre-se: Somente Jesus Cristo salva. Ninguém mais pode te salvar além de Jesus; nem Paulo, nem Pedro, nem Maria, nem os anjos, nem ninguém mais tem poder pra salvar, somente Jesus Cristo, o único Salvador e Senhor.

PARA MEDITAÇÃO:
Não sabeis que os injustos não herdarão o Reino de Deus? Não vos deixem enganar: nem os imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem os que se entregam a práticas homossexuais de qualquer espécie, nem ladrões, nem avarentos, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem caluniadores, nem estelionatários herdarão o Reino de Deus.
(1 Coríntios 6.9-10)

Porém, quanto aos covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que praticam imoralidade sexual, os bruxos e ocultistas, os idólatras e todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago de fogo, que arde perpetuamente em meio ao enxofre. Esta é a segunda morte!
(Apocalipse 21.8)  

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Carta do Diabo para os cristãos

Esta carta chegou as minhas mãos através de um vídeo compartilhado por uma irmã em Cristo. O autor do vídeo diz que a "carta do Diabo" é de uma autora desconhecida; tudo que se sabe é que a autora deste material é de origem portuguesa, e que a autora gravou um áudio como se estivesse lendo a carta para os ouvintes. O áudio foi repassado através de aplicativos de redes sociais como Facebook e Whatsapp e foi se espalhando pela internet a fora conforme as pessoas foram compartilhando.

O material é interessante, pois embora tenha um título um tato incomum para os cristãos, o material contém um conteúdo que serve como uma advertência, por isso decidi transcrever a carta para que pudesse ser lida e analisada pelos leitores.

O material começa com o seguinte versículo: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (João 8.32)

A autora pede que, quando começares a ler a carta, imagine que seja o Diabo falando contigo. Então, preste atenção no que ele te diz:

"Eu sou o Diabo, Satanás. Levo a conhecimento de todos os cristãos. Estou trabalhando muito; embora me pintem de uma maneira feia, dizendo que eu tenho chifres, cauda e outras coisas, mas, entretanto, não sou bem assim. Quem conhece a Bíblia sabe muito bem que eu posso me transformar em um anjo de luz. Na realidade, vou à igreja com mais frequência do que muitos cristãos. É lá aonde me divirto. Fico tão feliz ver cristãos derrotados, que não leem nem estudam a Bíblia; é nisto que transbordo de alegria e fico a bater palmas. Me alegro tanto, quando na hora da pregação, os cristãos saem para ir ao banheiro, outros vão à cantina perto da igreja, e eu faço questão de acompanhá-los e distraí-los para perderem a pregação. Quem acha que não conheço a Bíblia está totalmente enganado. A Bíblia diz que a fé vem pelo ouvir, e é por isso que na hora do culto e nas aulas bíblicas levo os cristãos a conversarem, faço cair Bíblias, livros e etc para perturbar o silêncio de todos. Na hora do culto faço as pessoas dormirem, faço as pessoas se levantarem a todo momento para não terem conhecimento bíblico, deixando-as cada vez mais fracas espiritualmente; e quando termina o culto, eu faço as pessoas esquecerem Bíblias, bolsas ou outros objetos na igreja para irritá-las e não permitir que leem a Bíblia em casa. Estás a ver como eu sou? É até crime dizer que sou preguiçoso, não acha? Adoro criar inimizades dentro da igreja, me sinto satisfeito ver crentes fofoqueiros. Gosto de ver as crianças escreverem coisas feias nos bancos e nas paredes da igreja; me alegro tanto ver as coisas feias na igreja, fico muito feliz! Fico tão triste quando vejo a igreja cantar. Lembro-me que fui o primeiro maestro. Por isso me orgulhei e quis estar no trono, ser igual a Deus. Fui derrubado, perdendo meu privilégio no céu. Hoje, na igreja, a música é a que mais odeio, porque sei que nunca mais poderei dirigir uma congregação. Por este motivo, meto minha colher enferrujada no meio da igreja para não cantar. Eu tenho feito questão de fazer com que os cânticos de louvor não produzam algo divino. Quem acha que sou burro está muito enganado. Os cânticos de louvores me atormentam, e é nisto que me aproveito. Quanto a coreografia nas igrejas, é na coreografia que tenho visto muitos coristas a fazer desafios de voz e talento, muitos crentes têm se deixado levar pelo talento em vez da unção; é ali onde tenho encontrado uma porta para entrar. Sinto que meu fim está próximo, por isso que nestes últimos tempos tenho trabalhado muito para levar multidões comigo para o inferno. Tenho provocado muitas mortes nos hospitais e acidentes nas estradas. Tenho feito coisas terríveis! Tenho desviado muitos cristãos, tenho usado muitos cristãos a frequentarem discotecas, maratonas e etc. O meu maior desejo é acabar com o cristianismo, mas sei que isso não será possível. Ainda há crentes fervorosos espiritualmente e as orações deles tem me atrapalhado muito. A meia-noite não conseguimos trabalhar devidamente, não temos conseguido atingir a meta. Conheço muitos crentes teimosos na oração, mesmo não sendo abençoados, mas insistem. Eu ando com raiva de crentes desse tipo. Os cristãos que eu vou contar a deles, são aqueles que dormem muito e passam o tempo a ver filmes e novelas; os filmes e novelas são as ferramentas que eu uso para pressionar os cristãos. O Facebook é uma das algemas que me ajuda a acorrentar os cristãos. Sinto-me tão feliz quando vejo os cristãos a se divertirem com imagens e vídeos pornográficos, e eu transbordo de alegria. Eu odeio crentes que jejuam! O jejum me irrita, mas mais vale mil vezes matar alguém do que ver alguém a jejuar. O jejum é uma ferramenta que me obriga a abandonar um corpo. O jejum destrói todos os meus planos e me deixa fraco. Fico irado quando tocam neste assunto. Quando falam disso na igreja, eu coloco preguiça nas pessoas. Às vezes coloco os seguintes pensamentos: 'Você está cansado, não têm condições de ir à igreja, então não vá. Os cultos demoram muito, e são cansativos. É conveniente que não você não vá, fique em casa, descansa, divirta-se! Não vá!' Estás a ver como eu (Diabo) sou? Tenho muitos métodos para tentar os cristãos. Posso usar alguém da sua família, colegas ou amigos para te levar a pecar. Eu sou terrível! Eu tenho destruído os casamentos, tenho usado o marido ou a mulher para fazer coisas irritantes para levar o seu parceiro a pecar. Nós festejamos quando os casais se separam. Eu sou inimigo dos casamentos, e nunca vou descansar enquanto eu não ver os cristãos serem derrotados. Tenho lutado para que as pessoas não se convertam, e por isso que eu odeio dízimos e ofertas, porque é através dos dízimos e das ofertas que o Evangelho tem se expandido por todas as nações. Tenho feito de tudo para as pessoas não serem fiéis aos dízimos, muito menos nas ofertas. Tenho usado todos os meus métodos para impedir as bênçãos. Me alegro tanto quando vejo cristãos que não dão dízimos nem ofertas! Me sinto envergonhado e irritado quando vejo cristãos a darem dízimos, mesmo não sendo abençoados eles insistem! Mas são burros ou o que? Sei muito bem que se eles insistirem a dar, brevemente eles serão abençoados e isso me deixa irado. Vou lhes contar um segredo: Tenho visto mulheres, cristãs, casadas e solteiras andando pelas ruas de barriga por fora, e os pêlos expostos, mostrando as partes do corpo; vejo até dentro das igrejas, mulheres a se apresentarem de colan, de roupas transparentes, decotes, saias e blusas curtas, calças muito apertadas e roupas que mostram ou que marcam o corpo. Isso desperta a sexualidade dos homens, e é disso que eu gosto. São vocês que me provocam, e quando vos uso começam a dizer que sou tentador. Só uso alguém quando encontro nela uma porta aberta. Tenho visto muitos jovens a se apresentarem com roupas escandalosas, calças cintura baixas, dizendo que estão na época do swag, as calças caem até os joelhos mostrando a roupa interior (íntima), ainda por cima são chamadas de migas. Vejo muitos homens dentro das igrejas com o cabelo trançado, pintado, raspas, cortes de galo, óculos escuros e etc, e isso me deixa muito feliz. Fico alegre quando vejo a blasfemarem o nome de Deus. Bem, acho que falei demais. Se me der uma oportunidade para te usar, agradeço antecipadamente. Estou de olhos a todos, olhos bem abertos. Se realmente me amas, não mostre essa carta a ninguém. Sem mais outro assunto, eu me dispeço deixando um abraço de toda a minha família infernal, do Inimigo certo nas horas incertas. Descrevo-na: Diabo, Satanás."

Palavra da autora: Meus queridos, nestes últimos tempos, Satanás tem se esforçado para lotar o inferno. Vamos preservar a oração para não cairmos na armadilha de Satanás. Cuidado com o lobo. Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Obrigada por ter lido a mensagem até o fim.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Corra da aparência do mal

"Fugi de toda aparência do mal."
(1 Tessalonicenses 5.22)

"Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."
(1 Pedro 1.16)

FOTO/REPRODUÇÃO
O pecado sempre se fez presente na vida do homem, pois mesmo no jardim do Éden, o homem foi tentado pelo mal.

A questão hoje é que todo o mundo está dominado pelo mal (cf. 1 João 5.19) e nós, que escolhemos permanecer fiéis a Deus sob qualquer circunstância, não importa o que aconteça, precisamos nos manter distantes de tudo que nos leve para longe da presença de Deus. Não é fácil, mas é extremamente necessário.

A Palavra de Deus nos diz, em 1 Pe 1.16, que Deus é santo, e que, por isso, Ele deseja que todos nós também sejamos santos. Mas, afinal, o que é ser santo? Ser santo, de acordo com a Bíblia, quer dizer "separado". Precisamos ser separados do mal, do pecado. Ao contrário do que alguns pensam, ser santo como santo é o Senhor, não quer dizer que nós não teremos vontade de pecar. A Palavra de Deus diz em Jeremias 17.9 que o coração do homem é enganoso e perverso e não há ninguém que o possa compreender; no entanto, para aquele que decide ser fiel a Deus, o Senhor o transforma e o liberta da escravidão do pecado. Este passa a viver o que Paulo vivenciou quando escreveu em Gálatas 2.20 que diz: "Não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou e se entregou a si mesmo por mim"; então, quando a tentação vier, o crente no Senhor Jesus terá força para resistir a tentação sem ceder a vontade da carne. Com tudo isso, aprendemos que ser santo não é não ter mais vontade de pecar; pelo contrário, é ter vontade de pecar, como todo ser humano, mas não ceder a essa vontade.

Deus não é carne para que tenha vontade de pecar; Deus é espírito e nele não há pecado. A promessa nos diz, em 1 João 3.2, que seremos semelhantes a Cristo, ou seja, já não seremos apenas santos, mas seres glorificados, plenamente livre do pecado; em nós não mais haverá vontade de pecar, então não seremos mais tentados pelo mal, porque o mal não mais existirá. Essa é parte da promessa para aqueles que permanecerem fiéis a Deus até o fim. Deus irá nos dar um novo corpo, um corpo semelhante ao do Cordeiro, que não teme o mal nem é tentado por ele. No entanto, enquanto este maravilhoso dia não chega, devemos fazer de tudo para evitar o mal, não ceder as tentações.

Há coisas nessa vida que precisamos muito evitar para mantermos nossa santidade a Deus e termos vitórias nas lutas, como por exemplo: Amizades do mundo (Tg 4.4); Relacionamentos amorosos e sociedade com os ímpios (2Co 6.14-18); Desentendimentos com o cônjuge (Ef 5.22; 5.25); Desentendimentos com os pais independente da idade dos filhos (Êx 20.12; Ef 6.2-3); Desentendimentos com os filhos (Ef 6.4); Contenda com as pessoas independente da fé de cada um (Hb 12.14); Vestes impróprias (Dt 22.5; 1Tm 2.9-10); Sensualidade (Rm 1.27; 1Pe 4.3); Bebídas alcoólicas (Pv 20.1; Ef 5.18); entre muitas outras coisas que são tratadas na Bíblia Sagrada.

Na Bíblia também há coisas que são tratadas claramente e outras que nem tanto, pois nós vivemos num tempo muito diferente de quando cada livro da Bíblia foi escrito. Eu posso dar à você, caro leitor, alguns exemplos de coisas que é bom evitar que não são tratados com clareza na Bíblia, como por exemplo: Músicas mundanas ou seculares, que não louvam ao Senhor Deus e/ou que fazem apologia a práticas anticristãs; programas de TV que não edificam sua vida com Deus, até mesmo novelas, filmes e seriados com histórias da Bíblia, pois tais atrações são compostas de um grande conteúdo herético, coisas que não aconteceram da forma que estão registradas na Bíblia e que até fazem alguma apologia a alguma prática anticristã ou que podem lhe causar algum tipo de confusão; redes sociais e internet em geral, caso você não tenha domínio sobre tais ferramentas. Infelizmente não posso citar tudo, pois você cansaria e não terminaria a leitura dessa matéria, mas te digo que, conforme você vai lendo a Bíblia Sagrada, o Espírito Santo vai te dando entendimento do que ali está escrito e, conforme o passar dos dias e a sua persistência em busca do conhecimento da Palavra de Deus, o seu entendimento e sabedoria vão crescendo.

Meu caro leitor, a melhor maneira que nós temos de conhecer o Deus vivo e verdadeiro é na leitura diária da Bíblia Sagrada, que é a Palavra de Deus, sempre orando para que a nossa comunhão com Deus nunca tenha fim. Lembre-se sempre disso: Quando você ora, é você falando com Deus; quando você lê a Bíblia Sagrada, é Deus falando com você. Não desprezando ninguém, mas a maior revelação que Deus tem pra você não está na boca dos profetas, mas na Bíblia Sagrada.

Pra resumir, leia a Bíblia Sagrada, se aprofunde no entendimento de Deus e foge das paixões desse mundo e dos desejos da carne. A partir do momento que você suspeitar que algo é procedente do mal, que está ali pra te tirar da presença de Deus, você não precisa nem ter certeza, procura um lugar onde você possa ter um momento a sós com Deus, de preferência teu quarto, ajoelhe-se perante o Senhor e fale com Deus sobre tudo o que está te acontecendo, sobre as tentações que você está sofrendo. Deus não tem prazer na morte do ímpio, Deus quer salvar a todos, inclusive você e sua família (Ez 33.11; At 16.29-31). Desabafe com Deus, porque Ele quer ouvir o seu desabafo.

Para meditação:
Aquele que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim. (Mateus 10.38)

Ninguém, sendo tentado, diga: "De Deus sou tentado"; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pelo seu próprio desejo. Depois, havendo o desejo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. (Tiago 1.13-15)

Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1.16) 

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A Bíblia Sagrada é o manual de instrução do ser humano

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra."
(2 Timóteo 3.16-17)

No livro de Gênesis, nós obtemos o conhecimento de como tudo começou, como tudo foi criado. Para toda criação, Deus estabeleceu leis, princípios a serem seguidos a fim de que tudo vá bem. No entanto, o homem sempre teve problemas em seguir a risca a Palavra de Deus; a começar no jardim do Éden, quando Adão e Eva comeram de um fruto o qual Deus havia ordenado que não o tocassem.

No entanto, Deus nunca desistiu do homem. Ainda hoje nós temos conosco a Palavra de Deus que nos mostra os mandamentos e princípios que precisamos seguir se quisermos ter paz com Deus e com nós mesmos. Ao contrário do que alguns pensam, os mandamentos de Deus ainda são válidos nos atuais dias, e quando nós não cumprimos tais mandamentos quando nós temos como cumpri-los, nós passamos a ser transgressores da Lei de Deus.

No Evangelho de João 14.21, o Senhor Jesus foi muito claro quando disse: "Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda [pratica], este é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele." Nessa passagem conclui-se que aquele que, em verdade, ama o Senhor Jesus, não apenas busca conhecer toda a Palavra de Deus, mas também tem grande preocupação em colocá-la em prática na sua vida todos os dias e horas. Dizer que ama Jesus não é suficiente, é preciso provar com nossas ações e pensamentos.

Nas redes sociais, eu já vi muitas manifestações de pessoas compartilhando dizeres como: "Pena que a vida não vem com manual de instruções" ou algo semelhante. Mas como uma pessoa pode afirmar tal coisa? A Bíblia Sagrada é o manual de instruções do ser humano! Se todos nós buscarmos insensantemente o conhecimento que há na Bíblia e o colocarmos em prática, não digo que não haverá lutas, pois no próprio manual que chamo de Bíblia está escrito que a carne milita contra o Espírito Santo e o Espírito Santo milita contra a carne, pois são opostos entre si, mas digo que nós seremos mais que vencedores, pois Deus têm inúmeras promessas para aqueles que temem a Deus e respeitam a Sua Palavra.

O ser humano em si tem uma natureza carnal, tendenciosa ao pecado; por isso, nem tudo conseguimos colocar em prática, pois se fosse assim, seríamos perfeitos e não necessitaríamos ser salvos uma vez que em nós não haveria pecado. Mas a Palavra de Deus nos mostra que vendo a situação do ser humano, Deus enviou seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna (cf. João 3.16-21). Uma das promessas contidas na Bíblia é que se nós crermos em Jesus, não somente nós seremos salvos, mas também nossa família (cf. Atos 16.30-31) através do nosso testemunho.

A aproximação do ser humano de Deus não é fácil, pois Deus é Luz; a medida que uma pessoa começa a buscar ao Senhor e se aproximar dEle, sendo que Deus é Luz, Sua Luz nos ilumina e torna nosso pecado visível aos nossos próprios olhos. Por essa razão, muitos, ao se aproximar de Deus, escolhem voltar para as trevas, pois nas trevas suas más obras não aparecem, ficam encobertas. No entanto isso é um tremendo erro, pois nada fica oculto aos olhos do Senhor Deus. Precisamos entender que Deus quer nos salvar! As Escrituras nos dizem que em Deus não há acepção de pessoas (cf. Romanos 2.11) e que Deus não sente prazer na morte do ímpio, mas que este seja salvo e viva (cf. Ezequiel 33.11). O Senhor Jesus veio para nos levar ao arrependimento; no entanto, arrependimento sem mudança de atitude não é arrependimento. Para alcançarmos o perdão de Deus, precisamos buscar conhecer tudo que possa nos afastar da presença dEle e passarmos a militar constantemente contra as obras da carne e buscar andar no Espírito Santo (cf. Gálatas 5.16-26).

Se você, caro leitor, quiser realmente amar o Senhor Jesus, ter parte com Ele no Reino de Deus, comece a ler a Bíblia Sagrada, pois a Bíblia é a Palavra de Deus que foi escrita por mãos humanas, mas foi escrita por pessoas que estavam inspiradas pelo Espírito Santo. Muitos recusam as Sagradas Escrituras por terem sido escritas por mãos humanas e resolvem andar segundo o que seus corações julgam ser o certo; no entanto, tal decisão pode levar a perdição eterna, pois se a Escritura afirma que somente Jesus é o Caminho que leva a vida, quem somos nós para trilhar nosso próprio caminho à Deus?

A Salvação proposta por Deus à humanidade é pela graça de Deus. Graça de Deus quer dizer "favor imerecido". Não façamos confusão achando que a Salvação é de graça! O Senhor Jesus advertiu, em Mateus 10.38: "Aquele que não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." Então, para seguirmos ao Senhor Jesus e sermos com Ele co-herdeiros no Reino, é preciso haver renúncia. Precisamos aprender a renunciar nossas vontades, nossos desejos, nossos sonhos e planos, para seguirmos o caminho que nos leva à salvação. Nem sempre nossos desejos irão contra a vontade de Deus, mas devemos estar prontos pra quando isso acontecer. Nesse momento, nós estaremos prontos a abrir mão de algo em nossas vidas, seja lá o que for, por amor a Deus? Até aonde, afinal, vai a nossa fé e fidelidade a Deus? Deus é fiel, mas há também a necessidade de nós sermos fiéis a Ele, pois Deus procura verdadeiros adoradores que o adorem em espírito e em verdade (cf. João 4.23).

Enfim, você, caro leitor, pode ver que a Bíblia Sagrada, embora escrita por mãos humanas, é de autoria do próprio Deus. É uma questão de fé acreditar que a Bíblia é a Palavra de Deus, ainda que o mundo afirme o contrário. Se você quer que a sua vida vá bem, leia e pratique a Palavra. Se você quer que a sua família alcance a Salvação em Cristo Jesus, leia a Bíblia, ore e dê o bom testemunho a eles. Ao ler a Bíblia, você irá conhecer Deus cada vez mais; irá obter o conhecimento e o entendimento concernentes a Palavra de Deus; irá saber reconhecer o verdadeiro caminho que leva à Salvação em Cristo Jesus; irá reconhecer todas as armadilhas do Inimigo e enganos desse mundo que levam a cada dia inúmeras pessoas a perdição eterna.

Acredite, vale muito a pena você pegar o compromisso de ler a Bíblia Sagrada todos os dias e buscar colocá-la em prática. Não perca tempo com as distrações dessa vida! LEIA A BÍBLIA!

Se você ainda não tem o hábito de ler a Bíblia Sagrada, te recomendo a começar pelos Evangelhos, pois é lá que você irá conhecer a vida de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo em quatro pontos de vistas diferentes. Ao concluir a leitura dos quatro Evangelhos, você pode ler o livro histórico de Atos que relata como foi o início da Igreja assim que Jesus subiu aos céus. Outra opção que pode somar a esta recomendação, é você ler o livro de Provérbios. Você sabia que o livro de Provérbios tem 31 capítulos? Ou seja, um capítulo para cada dia do mês. Enfim, são boas formas para você começar a adquirir o hábito de ler a Bíblia, mas sempre lembrando que o entendimento da Palavra de Deus se renova a cada dia, ou seja, na leitura diária da Bíblia, Deus sempre terá algo novo a te falar, ainda que você já tenha lido a Bíblia de Gênesis à Apocalipse inúmeras vezes, Deus sempre terá algo novo a te falar. Sendo assim, nunca pare de ler a Bíblia; leia sempre!

segunda-feira, 1 de agosto de 2016

EU SOU o Mestre e Senhor

Jesus ensina aos seus discípulos uma lição de amor e de humildade. Mesmo sendo Mestre e Senhor, ele serviu seus discípulos, lavando os seus pés. Jesus, o Mestre, ensinou não apenas com palavras, mas com ações durante todo o tempo que esteve neste mundo.

Jesus sabia que Deus, o Pai, tinha lhe concedido todo o poder; e sabia também que tinha sido enviado por Deus e ia pra Deus. Então se levantou, tirou a sua capa, pegou uma toalha e amarrou na cintura. Em seguida, pôs água num recipiente e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha.

Após este ato, Jesus vestiu de novo a sua capa, sentou-se outra vez à mesa e perguntou: "Vocês entenderam o que eu fiz? Vocês me chamam de 'Mestre' e de 'Senhor' e têm razão, pois Eu Sou mesmo. Se eu, o Senhor e o Mestre, lavei os pés de vocês, então vocês devem lavar os pés uns dos outros. Pois eu dei o exemplo para que vocês façam o mesmo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: o empregado não é mais importante do que o patrão, e o mensageiro não é mais importante do que aquele que o enviou. Já que vocês conhecem esta verdade, serão felizes se a praticarem. (João 13.5, 12-17)

Creia no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua família.
(Atos 16.31) 

domingo, 31 de julho de 2016

Deus não adandonou você!

Mesmo que isso acontecesse, eu nunca esqueceria vocês... o seu nome está escrito nas minhas mãos.
(Isaías 49.15-16)

Talvez você já tenha passado ou esteja passando por um momento de solidão, de sentimento de abandono ou de dor profunda na alma. Parece que não há ninguém que pode entender a sua dor. É como se Deus tivesse te abandonado, esquecido de você. Suas expectativas se frustraram e seus sonhos evaporaram. É como se já não houvesse um propósito para continuar a viver.

Saiba que, certa vez, o povo de Israel viveu um tempo no deserto. Mesmo sendo muito amados por Deus, eles escolheram andar sozinhos, afastados de Deus, e, por causa disso, as consequências foram muito dolorosas. Eles diziam: "Deus nos abandonou."

Mas, ao contrário do que eles pensavam, Deus não havia se esquecido deles! E da mesma forma, Deus jamais se esquecerá de você! O Senhor te conhece e Ele traçou um maravilhoso plano para sua vida. Você pode conhecer este plano escolhendo buscar o Senhor Deus e deixando-o guiar teus passos. A Bíblia Sagrada é a carta de amor que Deus deixou para você. Na Bíblia você encontrará todas as promessas de Deus para sua vida e irá descobrir os maravilhosos planos de Deus para você e para aqueles que te são queridos.

Na Bíblia, o Senhor Deus diz: "Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei." (Hebreus 13.5)

Oração: "Muito obrigado, Pai, porque mesmo que eu tenha, por vezes, deixado o Senhor de lado, o Senhor permanece sempre fiel. Em nome do Senhor Jesus, amém."

Que o próprio Jesus Cristo, o nosso Senhor, e Deus, o nosso Pai, ... encham o coração de vocês de ÂNIMO e os tornem fortes para fazerem e dizerem tudo o que é bom!
(2 Tessalonicenses 2.16-17)

Recomendação: LEIA A BÍBLIA!  

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Ecumenismo é da vontade de Deus?

A princípio parece algo extremamente lindo de se ver. Pessoas das mais variadas religiões se reunindo para conversarem sobre temas como paz, buscando compreender uns aos outros, falando bem uns dos outros, enfim... quem não gostaria disso, não é verdade?

Mas essa questão não é tão simples assim. O verdadeiro cristão (cf. João 4.23) deve aceitar a prática do ecumenismo? Será mesmo que o ecumenismo é a vontade de Deus?

Ecumenismo
Esse termo pode vir a ser usado das mais diversas maneiras. Pode vir a se referir a movimentos que promovem a união de variadas denominações evangélicas, mas pode, também, ser usado para se referir a movimentos que promovem a união de várias religiões diferentes. Há aquelas organizações, ou movimentos, que buscam uma união entre protestantes e católicos. Há um sentido mais abrangente, algumas vezes chamado de macro-ecumenismo, representando movimentos para paz, tolerância e união entre as diversas religiões como evangélicos, católicos, budistas, judeus, muçulmanos, etc.

Movimentos ecumênicos têm vários níveis ou aspectos. Há algumas matérias que falam de reuniões entre líderes religiosos para promover a tolerância e a compreensão entre as várias religiões existentes. Várias organizações religiosas juntam forças algumas vezes para realizar obras sociais, por exemplo. Outras iniciativas procuram diminuir diferenças teológicas e doutrinárias, dizendo que todas as religiões são boas e igualmente válidas e que todas procuram os mesmos benefícios para as pessoas; é como dizer que "todos os caminhos levam a Deus", o que é um grande engano.

Pluralismo
Sabe-se que o pluralismo está integralmente ligado ao ecumenismo. Pluralismo é a ideia de que não existe verdade absoluta, sendo assim, aceitando "verdades" que divergem entre si como igualmente válidas. Se aplicássemos essa mesma noção numa aula de matemática, por exemplo, a professora aprovaria o aluno que dissesse que 2+2=4, da mesma forma que aprovaria outro que dissesse que 2+2=10; ou seja, cada um tem a sua própria verdade, sendo todas válidas.
No caso do "ecumenismo cristão", pessoas de diferentes igrejas exercem o pluralismo para decidir que algumas doutrinas são essenciais, ao mesmo tempo que outras estão sujeitas à interpretação, tradição e opiniões próprias. Dessa forma, podem decidir acreditar na morte e ressurreição do Senhor Jesus, mas desacreditar no que o Senhor Jesus diz sobre o batismo, por exemplo. Podem ensinar que é importante acreditar em Jesus Cristo, mas, ao mesmo tempo, ensinar que alguns, ou todos, os ensinamentos do Senhor Jesus não devem ser levados em consideração.

No "macro-ecumenismo", o pluralismo iguala um número tão grande de doutrinas que as únicas verdades universais são algumas noções bem generalizadas. Por exemplo, é importante promover a paz, a tolerância, o amor e a felicidade de todas as pessoas. Sendo assim, não podem passar dessas ideias básicas, pois entrariam em discordâncias.

Sendo assim, quanto mais abrangente é o ecumenismo, mais longe da verdade de Deus fica.

Qual deve ser nossa reação?
Como podemos ser pessoas santificadas a Deus num mundo praticamente dominado pelo pluralismo e pelo ecumenismo? A Bíblia Sagrada nos mostra alguns princípios bíblicos que devemos seguir pra lidar com essa situação, que são:

1. Devemos procurar viver em paz com todas as pessoas, amando todos como o Senhor Jesus amou (Romanos 12.18);
2. Devemos seguir os ensinamentos do Senhor Jesus e seus apóstolos, como fizeram os primeiros discípulos (Atos 2.42; Efésios 4.14-15);
3. Devemos pregar a mensagem da Salvação oferecida com exclusividade pelo Senhor Jesus (Atos 4.12);
4. Devemos conhecer e pregar o único caminho para a salvação por meio do Senhor Jesus Cristo crucificado (1 Coríntios 2.1-5; 2 Timóteo 4.1-4);
5. Devemos rejeitar todos aqueles que ensinam doutrinas diferentes do que a Bíblia Sagrada nos ensina (2 Coríntios 6.14-18; Romanos 16.17-18);
6. Devemos manter a nossa separação, a nossa santidade ao Senhor Deus (1 Pedro 1.16; Hebreus 12.14).

A importância da escolha correta
Apesar das palavras boas de líderes das mais diversas igrejas e religiões, o servo de Deus precisa fazer sua escolha entre o que é certo e errado a luz da Bíblia Sagrada. Os verdadeiros líderes espirituais são aqueles que Deus escolheu e enviou a este mundo para pastorear a Sua Igreja e sempre estão de acordo com os ensinamentos da Bíblia Sagrada; sendo assim, não apoiam de forma alguma o pluralismo e o ecumenismo.
Abaixo segue uma pequena lista de alguns escolhidos de Deus registrados na Bíblia que não foram ecumênicos.

1. Moisés, ex-príncipe do Egito escolhido por Deus para guiar Seu povo à Terra Prometida de Canaã, atual Israel, não foi ecumênico. (Deuteronômio 30.15-20);
2. Josué, escolhido de Deus para guiar Seu povo na conquista da Terra Prometida de Canaã, atual Israel, não foi ecumênico. (Josué 24.14-15);
3. Apóstolo Pedro, um dos doze homens escolhidos por Jesus para pastorear Sua Igreja, não foi ecumênico. (Atos 2.36; 4.12);
4. Apóstolo Paulo, escolhido por Jesus para levar as boas-novas da Salvação aos gentios, ou seja, à todos aqueles que não fazem parte da nação de Israel, não foi ecumênico. (Colossenses 2.20; 3.4);
5. Senhor Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, foi crucificado na cruz em nosso lugar para nos reconciliar com Deus e nos salvar do pecado, não é ecumênico. (Mateus 7.13-14)

Amor ao próximo
Rejeitar o pluralismo e o ecumenismo não é falta de amor para com o próximo. O verdadeiro amor busca a verdade (1 Coríntios 13.6) e sabe que a verdade que vem de Deus nos liberta (João 8.32). Ninguém será salva, nem mesmo nós, se nos tornarmos "cúmplices das obras infrutíferas das trevas" (Efésios 5.11). Se realmente tivermos amor para com o próximo, seja este quem for, nós ensinaremos e seguiremos a verdade que vem de Deus, pois somente assim iremos alcançar a Salvação que vem de Deus e conduziremos outras pessoas para a mesma bênção de comunhão eterna com o único e verdadeiro Deus (Efésios 4.15; 1 Timóteo 4.16).
Se você realmente ama a Deus e o seu próximo, não se permita ser enganado pelas falsas e perigosas noções do pluralismo e do ecumenismo. Deus nos ensina que devemos seguir a paz com todos, mas também ensina que sem santificação, ninguém verá o Senhor Deus (cf. Hebreus 12.14).

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Venha a mim com seus sofrimentos

O ser humano não está livre de dificuldades e de sofrimentos. Por isso, Deus promete estar sempre ao nosso lado e diz que nada pode nos afastar do seu amor.

Diante de tudo isso, o que mais podemos dizer? Se Deus está do nosso lado, quem poderá nos vencer? Ninguém! Porque Ele nem mesmo deixou de entregar o próprio Filho, mas o ofereceu por todos nós! Se Ele nos deu o seu Filho, será que não nos dará também todas as coisas? Quem acusará aqueles que Deus escolheu? Ninguém! Porque o próprio Deus declara que eles não são culpados. Será que alguém poderá condená-los? Ninguém! Pois foi Jesus Cristo quem morreu, ou melhor, quem foi ressuscitado e está à destra de Deus. E Ele pede a Deus em favor de nós. Então, quem pode nos separar do amor de Cristo? Serão os sofrimentos, as dificuldades, a perseguição, a fome, a pobreza, o perigo ou a morte?

Como dizem as Sagradas Escrituras: "Por causa de ti estamos em perigo de morte o dia inteiro; somos tratados como ovelhas que vão para o matadouro."
Em todas essas situações temos a vitória completa por meio daquele que nos amou. Pois eu tenho a certeza de que nada pode nos separar do amor de Deus: nem a morte, nem a vida; nem os anjos, nem outras autoridades ou poderes celestiais; nem o presente, nem o futuro; nem o mundo lá de cima, nem o mundo lá de baixo. Em todo o Universo não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Jesus Cristo, o nosso Senhor.
Romanos 8.31-39

No sofrimento, eu fui consolado porque a tua promessa me deu vida. (Salmo 119.50)

Disse Jesus: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. (Mateus 11.28) 

terça-feira, 31 de maio de 2016

O que significa salvação?

Pois antigamente nós mesmos não tínhamos juízo e éramos rebeldes e maus. Éramos escravos das paixões e dos prazeres de todo o tipo e passávamos a nossa vida no meio da malícia e da inveja. Os outros tinham ódio de nós, e nós tínhamos ódio deles. No entanto, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou a sua bondade e o seu amor por todos, Ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito alguma obra boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou com o sangue de Jesus, fazendo com que nascêssemos de novo e nos dando uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós, por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela graça de Deus, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que tanto esperamos. Esse ensinamento é verdadeiro.

Antes, vocês não eram o povo de Deus, mas agora são o Seu povo; antes, não conheciam a misericórdia de Deus, mas agora já receberam a Sua misericórdia.
(1 Pedro 2.10)

Crê no Senhor Jesus, e será salvo tu e a tua família. (Atos 16.31)